A Visão Espiritual de Orígenes de Alexandria

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres da Luz)

Foi um teólogo e escritor que nasceu em 185 D. C. e foi o cristão que deu inicio a fusão entre filosofia e Cristianismo.

Orígenes se colocava a favor do batismo porque pertencia a escola Católica de Roma, porém somente aceitou quatro Evangelhos como verdadeiros e dizia que: Existem duas luzes para se seguir, a Igreja e Jesus Cristo. Com isso podemos notar a intolerância com outras crenças que não sejam católicas.

A Igreja para Orígenes passava perfeitamente os ensinamentos de Jesus, e também que a única forma de se salvar é com o batismo e sendo cristão. Isso também reflete hoje o que diversas escolas cristãos passam, que é a única e verdadeira e conseqüentemente e inconscientemente muitas vezes que é melhor do que as outras, pois se só sua crença for verdadeira ela conseqüentemente é a melhor. Esse pensamento leva ao orgulho de estar na única e verdadeira crença, o que é um pecado também.

Orígenes ensinava que os escritores da Bíblia eram inspirados por Deus, eram verdadeiras e inquestionáveis.

Para esse teólogo e escritor existem três formas de interpretarmos os Evangelhos:

1-Literalmente

2-Moralmente

3-Espiritualmente

A moral é a mais difícil de interpretar.

A forma de ler os evangelhos demonstrava seu nível de consciência segundo o Filósofo e Teólogo.

Para Orígenes os pecados só podem ser perdoados através da ação do Pai, Filho e Espírito Santo. Essa Trindade eram imaterias, oniscientes e santa.

Para essa personalidade de Alexandria Maria foi sempre virgem, nunca ocorreu união carnal entre Nossa Senhora e José.

Deus seria impossível de interpretar, não teríamos habilidades para isso, nossas faculdades humanas de inteligência temos limites, porém podemos entender algumas coisas.

O Divino Criador é superior a nós e a causa toda inteligência.

A matéria para esse Teólogo existe em função do espírito, porém a alma não tem necessidade do material.

Orígenes também teve idéias sobre o judiciário em que formula duas leis: a dos homens e a divina.

A lei humana jamais poderia ser priorizadas sobre as de Deus, esse é sempre o maior e melhor.

Na filosofia do Teólogo também acreditava em reencarnação, isso é um fator que diverge do Catolicismo.

Pesquisando sobre esse tema não pensei que seria tão divergente as idéias de Orígenes do que as desse site. Mas vou colocar o texto no ar mesmo assim, divergências fazem parte, quem quiser conhecer a nossa visão sobre o assunto recomendamos o texto: O que Salva não é a Religião ou o Batismo, mas sim o Coração, usamos ensinamentos da Bíblia para chegar a solução do titulo do artigo.  

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas