Acumulação de Sabedoria, Merecimento e os Madhyamakas

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

O Budismo treina a acumulação de duas metas: a aquisição de sabedoria e de merecimento.

 

1-A Acumulação de Sabedoria – Vem do autoconhecimento e estudo.

Tem o nome de Dharmakaya.

O estudo dá uma direção e ajuda a compreendermos melhor o que aprendemos com o progresso da consciência.

Apesar que se importar mais com o estudo do que com o treinamento budista

pode tornar o despertar mais lento.

Esta acumulação não quantificavel, por isso se diz que está longe das formas e representações, é subjetivo.

 

2-Acumulação de Merecimento – É o Karma positivo.

Tem o nome de Rupakaya.

Todas as ações voltam para nós mesmos, então com a pratica da aplicação do bem vai trazer o retorno do que fizermos positivo.

Claro que não devemos fazer o bem preocupados com o que vamos receber, é importante fazer sem interesse, a não ser o interesse de ajudar e melhorar a consciência.

Esta acumulação é quantificavel, por isso tem formas e representações.

 

Estas duas metas estão unidas e são inseparáveis, pois à medida que praticamos o bem aumentamos a consciência e os méritos.

Ainda existem dois Madhyamakas, que são da verdade ou absoluto e o das palavras.

 

1-Madhyamaka da verdade ou absoluto – é o da natureza real de todas as coisas.

 

2-Madhyamaka das palavras – serve para explicarmos o Madhyamaka absoluto e tem duas divisões:

a) Os Madhyamakas proferidos pelo Buda - que está no Prajnaparamita Sutra e seus derivados.

b) Os Madhymakas proferido pelos seguidores do Buda - tem a finalidade de servirem de explicação para os Madhymakas proferidos pelo Buda tendo como explicadores: Chandrakirti, Asanga, Nagarjuna, Aryadeva e Shantideva.

O problema são os praticantes entenderem a verdade absoluta, que é o Shunyata, pois é a verdade sobre tudo, do Self Maior.

A realidade absoluta é que somos parte de tudo e tudo é parte de nós, isso é a Shunyata.

Então existem explicações, mas a dificuldade é o entendimento do que é isso. Caso você não saiba é só começar a ler bastante sobre isso, inclusive textos repetidos, são assim que vamos entende-los.

Para você entender melhor recomendamos os textos: Mística no Budismo: Shunya e O Self Maior e Menor no Budismo.

Os assuntos básicos dos Madhymakas são o conceito de Shunyata, e realmente não é fácil entende-lo.

Quando entendemos que somos parte de tudo e tudo é parte de nós fica difícil compreender que tudo no mundo não tem um final, que entre as diversos universos e tudo o que existe é infinito.

A verdade relativa não é infinita, pois muda sempre de acordo com a época e local em que vivemos, já a absoluta é infinita.

Os ensinamentos sobre o Self Maior são ou foram a preocupação de Chandrakirti, Asanga, Nagarjuna, Aryadeva e Shantideva.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas