Apego, Raiva e Ignor�ncia

Por: Ricardo Chioro � Riath

(Inspirado e Intu�do pelos Mestres Ascensos)

Apego, raiva e ignor�ncia s�o os tr�s principais venenos da mente.

 

O Apego

� o grande desejo de ter bens mat�rias, mas n�o s� isso, � tamb�m o de ter pessoas.

N�o � materialismo ou ego�smo querer ter coisas, e � at� normal querer ter pessoas, por�m sem domin�-las.

Muitas vezes o desejo de possuir vem pelo medo de perder, por isso est� relacionado ao sofrimento.

O ego�sta busca o controle sobre todos, � possuir e controlar. O controle � errado, pois interfere no livre-arb�trio que devemos respeitar.

O problema do apego � quando ele � mais importante que as pessoas, que o bem, ou quando ocorre a compuls�o de querer sempre mais, os ego�stas sempre querem mais.

Os iluminados ainda tem desejos, por�m s�o vontades depreendidas como ajudar, querer o bem dos outros, se doar, ter compaix�o, progredir no autoconhecimento e etc.

Eles tem o desprendimento de si mesmos, ent�o muitas vezes s�o capazes de abrir m�o de si ou de suas posses pelos outros, s�o inclusive capazes de morrer pelo pr�ximo, mas uma situa��o que chegue a esse ponto � rara.

Quando os iluminados abandonam algo que gostam n�o significa que eles n�o v�o sofrer, mas podem abrir m�o pelo bem do outro.

 

Raiva

� a emo��o que leva a agressividade, n�o s� isso, segundo Nadia Prado tem sua origem no medo, ele � causado pela ilus�o de estarmos separado de todo o resto do mundo.

Para o Budismo a verdadeira vis�o de si mesmo � que n�o estamos separados de todos os seres viventes, mas que todos fazemos parte uns dos outros.

A vis�o do eu estar separado do mundo � para o Budismo uma ilus�o.

Fazer parte de tudo e tudo fazer parte de si com grande amor, isso � a ilumina��o para o Budismo.

O ego � um eu separado do mundo.

O ego�sta s� v� o seu lado e s� se preocupa consigo, e faz isso mesmo sem perceber, v� os outros como objetos e n�o pessoas.

A raiva n�o deriva s� do medo, mas tamb�m da frustra��o.

Frustra��o s�o problemas que nos atingem emocionalmente, trazem raiva e � normal jogar essa raiva em cima dos outros.

� normal, mas n�o significa que seja certo, existem formas de liberar a raiva sem atingir os outros como bater em um saco de pancadas, ou colocar todas raiva expressando atrav�s da escrita em um papel, liberando e jogando o papel fora para que a energia ruim v� para o lixo, n�o na sua casa.

Devemos liberara a raiva sem fazer nada contra um ser vivo, mas tamb�m n�o se pode reprimi-la ou guarda-la, tamb�m � prejudicial, existem meios de nos aliviarmos atrav�s sem agirmos negativamente.

 

Ignor�ncia

� a falta de conhecimento ou consci�ncia que leva as pessoas ao erro.

No mundo existem conhecimentos errados que levam a uma vis�o errada e conseq�entemente cometer erros.

Hoje em dia existem muitas doutrinas morais, �ticas, pol�ticas e religiosas fan�ticas levando ao desrespeito de quem pensa diferente, de n�o aceitar da opini�o do outro, muitas vezes at� se perde amigos ou conhecidos por diferen�as de ideologia ou doutrina.

� importante refletirmos sobre isso.

Isso acontece quando o ego se ap�ia em sistemas que drenam a sa�de ps�quica ou cultuam erros.

Aceita��o, reflex�o e questionamento s�o armas contra a ignor�ncia, ela pode ser muito prejudicial.

Diversas doutrinas levam ao mal, mas seus discursos dizem o contr�rio, trazendo pessoas por boa inten��o, pela bondade, mas mesmo assim s�o falhas e leva o outro ao erro.

No mundo existe uma diversidade de pensamentos para seguirmos, n�o s� de doutrinas que possuem ilus�es, mas outras formas que conduzem ao erro ou a uma vida ruim, ou at� que v�o prejudicar os outros.

Muitas pessoas caem em diversos caminhos que n�o s�o bons devido ao discurso que levam a caminhos que n�o s�o os melhores.

At� mesmo os bons caminhos tem seus erros, d�o autoconhecimento mas a vis�o errada de algumas coisas tamb�m.

Muitos se iludem, at� mesmo iluminados.

Quando encarnamos esquecemos de experi�ncias de vidas passadas e todos podemos participar de uma forma de pensamento cheia de ilus�es, ou que conduzem ao fanatismo, ao erro e at� mesmo ao mal sem saber que � o mal.

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