As Inteligências Espirituais – Emocional e Supramental

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Inspirado e Intuído pelos Mestres Ascensos)

 

Primeiro a ciência descobriu o quociente de inteligência, ou QI, depois descobriram um outro modo de inteligência nos anos 90, que é a emocional, ela esbarra também no espiritual, pois a emoção positiva é o coração, o sentimento, é saber enxergar o emocional dos outros, justamente essa capacidade se desenvolve com o autoconhecimento, tem a ver com empatia e autodisciplina.

Porem a Inteligência Emocional tem mais a ver com o autoconhecimento que adquirimos na presente vida, pois nas outras ouve o esquecimento, mas não perdemos o progresso que conquistamos, apenas obtivermos o esquecimento de tudo que conquistamos nas outras vidas.

Perdemos a memória das conquistas, mas não elas, então tudo o que aprendemos esquecemos, porém temos as qualidades inatas da bondade, do bem.

A pouco tempo a ciência descobriu outro tipo de inteligência, que é a Supramental, ela visa buscar um sentido para a vida. Essa descoberta foi feita por: Michael Persinger (neuropsicólogo) e Vilayanu RamaChandran (neurologista).

É a inteligência que nos leva a raciocinar perguntas subjetivas como: Quem sou eu ou o que torna a vida digna de ser vivida.

Persinger e RamaChandran descobriram que o cérebro humana é programado para fazer essas perguntas filosóficas, então deram o nome de Módulo Deus ou Ponto Deus para essa capacidade. 

O nome Inteligência Supramental é preferido para os cientistas, significa além do mental, pois tem a ver com virtudes, valores próprios, enxergar a desfrutar a beleza, se importar com sentimentos, bondade e virtudes.

Todas essas qualidades são aptidões espirituais de acordo com quase todas as religiões, e elas buscam, cada uma com sua liguagem o desenvolvimento delas, o aumento, o autoconhecimeto e até a conquista da iluminação, conhecida também como santidade no Catolicismo, Nirvana no Misticismo e Budismo, Ascensão no Esoterismo e na Umbanda e tec.

Isso são nomes dados para a mesma coisa em diferentes crenças, isso já demonstra um pouquinho das diferenças de linguagem em uma religião ou em outra.

É importante entendermos que existem diferentes linguagens para a mesma verdade, pois assim podemos entender que todas crenças são verdadeiras, que suas diferenças ocorrem por diferença de linguagem, parábola e mitos, mas também por erros porque a mão humana seja bem intencionada ou mal sempre esteve presença nas crenças, e os homens erram sem querer ou por querer.

A Inteligência Supramental é mais ligada à intuição do que a razão, a intuição é admitida pela Psicologia, não é um assunto exclusivamente espiritual, mas cientifico também.

A razão se refere ao mundo material, já a intuição, ao espiritual.

Temos três inteligências descobertas ainda, uma é referente a razão, ao material, já as outras a emoção e ao espiritual.

 

1-Percepção Sensorial

Está ligado a nível físico, aos sensores.

 

2-Percepção Emocional

Atua vitalmente e energéticamente.

 

3-Percepção Mental

Atua no nível dos pensamentos.

 

4-Percepção Intuitiva

Atua no nível Supramental.

 

As pessoas de nosso mundo são na grande maioria egoístas, elas tem ativas apenas a percepção mental e sensorial, não ligam muito para sentimentos e valores como bondade, justiça, o que é certo moralmente ou psicologicamente.

Já as pessoas que ligam para sentimentos e valores do bem são espiritualizadas.

Porém a grande maioria das pessoas são egoístas, se não forem psicopatas podem mudar, é ir a algum templo do bem e pedir para voltar para a luz, seus pedidos serão atendidos, porém você vai enxergar o egoísmo, a frieza e outras caracterizas necessárias para o processo, e em cada vez vai estar melhor.

O Anjo da Guarda tem a função de proteger a sua alma, então é ele que juntamente a você vai te trazer para a luz, ascenda uma vela para ele de sete dias. 

 

Falando da Relação Corpo e Alma

A intuição não é o raciocínio, mas é conseguir trazer respostas sem o racional, é ter uma resposta pronta na mente sem elaborações que formem esse pensamento.

Faz parte da criatividade bolar perguntas, questionamentos sobre o mundo ou a nós mesmos, então tem tudo a haver com a inteligência Supramental.

Tanto fazer elaborações sobre a nossa existência e conseguir responde-las, ou entende-las um pouco é o processo de autoconhecimento, então essa terceira inteligência tem tudo a ver com nosso universo interior, nossa alma.

Tanto a inteligência emocional como a supramental estão vinculadas a espiritualidade, isso quer dizer: ao nosso universo interior, é mais que raciocínio, o QI, é algo que tem a ver com nosso inconsciente, e o transito no que está o consciente e o inconsciente.  

Autoconhecimento é retirar do inconsciente informações e trazê-las para a consciência.

O inconsciente é o local em que informações sobre nós mesmos ficam guardadas sem termos consciência, porém é possível retirá-las de lá, é o autoconhecimento que faz isso.

Não conhecemos o que está oculto, mas informações podem sair da obscuridade e ser enxergada. Esse é o transito consciente e inconsciente.

A nossa consciência é cósmica, não está no cérebro, ele é apenas um órgão que capta e manifesta nosso espírito no plano material.

Vamos usar o exemplo de TV a cabo: existe um cabo que traz a imagem e o som a nossa televisão. Sabemos que esse fio conduz eletricidade. Bom, nossos neurônios trazem eletricidade, então não seriam eles que captam a nossa mente e através de correntes elétricas que estão na parte espiritual e vem para o físico?

Do nosso cérebro enviam e recebem informações através dos nervos que conduzem eletricidade e junto comunicação entre o corpo e a mente funcionando junto com uma porção de hormônios.

É muito legal que existem remédios que regulam os hormônios ou pensamentos que ativam eles também, então com remédios podemos regular a nossa psique.

Ou que pensamentos e situação provoquem hormônios que causam bem estar, assim o físico influencia o espírito, mas o espírito também influencia no corpo com pensamentos que ativam hormônios e podem trazer o bem estar.

A meditação também ajuda a regular nossos hormônios e trazer o bem estar.

O espírito influencia o corpo e o corpo influencia o espírito através de neurônios, nervos e hormônios.

Não somos um ser material vivenciando a experiência espiritual, mas somos seres espirituais vivendo uma experiência física.

Existe uma comunicação entre o corpo e a alma, tanto em que o físico influencia a psique como a psique influencia o material.

Assim o sofrimento podemos acabar com remédios que são instrumentos do mundo físico e atingem o espiritual que é nosso universo interior.

A eletricidade é condutora.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas