As Quatro Qualidades Imensuráveis

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

São elas: Compaixão, alegria, amor e equanimidade.

Todas as quatro são qualidades desapegadas, trazem felicidade e bons karmas.

 

Compaixão

É uma ação emocional que nos impele a ajudar os outros, quere vê-los bem e beneficiá-los.

Buda via a compaixão como uma solução para queremos que os outros se iluminem, que saiam dos seus sofrimentos e se tornem muito felizes, pois essas conquistas vem com o nirvana.

A compaixão é ampliar a consciência além de si mesmo, de incluir os outros dentro da própria consciência vendo seus sofrimentos como os nossos, essa atitude inclui ajudarmos o outro dentro do seu ponto de vista, do que é bom para ele.

Cada pessoa tem seus gostos e ampliar a consciência além de si mesmo é enxergar o outro, ver o que é bom para ele, só assim podemos satisfazê-los, vendo o que é bom para eles e ajudando-os a conseguirem o que querem dentro da bondade e amor.

Enxergar o outro com boas intenções é ir além de si mesmo, por isso a ampliação da consciência que inclui a própria mente ir além de si mesmo.

 

Amor

Compaixão é uma qualidade do amor, então tanto o amor como a compaixão visam o outro e o bem.

Amor é o bem.

O amor agrega pessoas dentro do nosso coração, e faz os outros agregarem a nós assim como outras pessoas ao coração deles.

Coração é espiritualidade, é o bem.

Cada pessoa tem seus gostos e conceitos, ajudamos os outros dentro do que é bom para eles, pois só assim acertamos em beneficiá-lo.

Porém a maioria das pessoas não buscam o bem e o amor, mas apenas nutrir seu próprio ego e realizar ele.

Realizar o coração é o objetivo.

 

Alegria

É alimentada pela compaixão e amor.

É uma boa atitude e quando estamos alegres tratamos os outros bem.

Alegria é um sentimento agradável, no qual a mente e o emocional estão positivos.

Saindo de nós mesmos nossa alegria pode contagiar os outro, então beneficiá-los, positivá-lo e fazê-lo ter bons momentos.

 

Equanimidade

É tranqüilidade de nosso intimo, moderação, comedimento.

Quando falam de equanimidade isso me faz lembrar a meditação onde a mente fica mais clara e acalmamos nossa fala, ficamos em ritimo de conversa mais lento.

A equanimidade nos faz ter ações além de nós mesmos, o que implica em manifestar amor, compaixão e alegria.

 

As quatro qualidades imensuráveis estão além do ego, nos remetem aos outros, conseguirmos nossa própria felicidade e positividade.

Estar feliz é estar muito bem, é uma emoção positiva.

Positividade é espiritualidade.

O Budismo ensina que quando surgem as Quatro Qualidades Imensuráveis naturalmente vamos atuar com generosidade. Isso é uma Psicologia Budista.

A ampliação da consciência nos leva além de nós mesmos, então é nos felicitarmos pelo outro dentro de sua própria realidade, do que é bom para ele, pois cada pessoa tem seu gosto.

Só podemos ajudar o outro dentro do que é bom para ele, isso também é um desapego, ir do outro para o outro.

Quando nos importamos realmente com os outros isso significa nos alegrarmos pela conquista dele do que é bom para ele, assim quando o outro ganha nós também ganhamos.

Pela importância que o outro tem para a gente nós felicitamos com suas conquistas do que é importante para ele.

Quem representa essas qualidades do que é bom para o outro é a do Buda amarelo, temos uma meditação com ele para conquistar o autoconhecimento, veja ela no seguinte endereço: http://espiritualismouno.com.br/mandalas/Menudemandalas/mandalas/Mandala%20do%20Buda%20Ratnasambhava%20para%20Autoconhecimento.htm

Para conhecer os Cinco Diany Budas, do qual um é o amarelo veja nesse texto: http://espiritualismouno.com.br/autoconhecimento10/Os%20Cinco%20Dhyani%20Budas%20-%20As%20Cinco%20Sabedorias.htm

A bondade nos faz querer ajudar os outros.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas