As Religiões, seus Caminhos de Autoconhecimento e o Universalismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Cada religião possui uma linguagem, um caminho de autoconhecimento e para atingir a iluminação, elas também geralmente nos ajudam nos problemas da vida, nos nossos objetivos e desejos.

Elas tem alguns conceitos diferentes entre si, além de métodos próprios para atingirmos a iluminação e o progresso da alma, e que não percebemos as suas similaridades devido a diferença, justamente, de linguagem.

Certas religiões dominantes se esforçaram para que seus ensinamentos não fossem comparado a de outras, mudando a linguagem, omitindo informações, encobrindo descobertas arqueológicas e até mesmo destruindo, pois não queriam que seus fiéis mudassem de crença.

Na verdade se pensarmos no ser humano, ele é mais feliz escolhendo seu caminho que acredita espiritualmente, assim como tem mais motivação de melhorar a si mesmo. Vedando essa escolha ao outro podemos estar prejudicando, ou sufocando, não deixando ele seguir sua própria vontade.

O ser humano precisa de liberdade para ser feliz.

Dominação, manipulação, e competitividade são traços das pessoas menos evoluídas, que pessoas da luz podem adotar por influencia delas ou das religiões.

Uma pessoa da luz que adota o pensamento de uma das trevas, isso significa que as trevas não saiu dela, mas de outro, ela só está sendo enganada.

As religiões não são corruptas, mas os homens podem corrompe-las, o que é algo totalmente errado e traz karmas pesadíssimos, coisas que quem fez as manipulações soubessem, jamais as faria, mas muitas vezes escolhem no que acreditar por interesse.

Bom, enfim, o Budismo ensina o Nobre Caminho Óctuplo para as pessoas atingirem a iluminação e o Nirvana, que se baseia em ética, moral, meditação e concentração.

Uma coisa muito interessante no Budismo é que as diversas escolas existentes neles tem tipos de treinamento de meditação diferente, e também de outros exercícios para o autoconhecimento.

Algumas escolas apresentam ensinamentos diferentes também, mas todas tem como base os ensinamentos de Buda escritos nos Sutras, as escrituras do Budismo Esotérico.

A Umbanda trabalha a caridade e humildade como principais virtudes espirituais para atingir a iluminação (caso o fiel quiser) e o autoconhecimento, sempre ajudando de forma individual e aconselhando cada pessoa por um mentor a como evoluir espiritualmente, trabalhando os problemas da vida de cada um, trazendo a transformação através da história pessoal de cada um.

A Umbanda trabalha a evolução de cada consulente ou trabalhador do centro dentro da sua perspectiva individual, aconselhando o que é melhor para cada um de acordo com seus gostos, fé e convicções.

O Mazdeismo ensinou um caminho de pureza de pensamentos, palavras e ações.

O Catolicismo apresenta a fé, a abolição da pratica de pecados e pratica da caridade, oração e amor para que as pessoas se melhorem a si mesmas e atinjam a santidade, que é sinônimos de Nirvana, Iluminação.

O Espiritismo trabalha a moral cristã, as orações, caridade e pratica da mediunidade e passe para o auto-melhoramento de cada fiel.

No Islamismo se prega a total submissão a Deus e o desejo para o outro o mesmo que deseja a si mesmo.

Os evangélicos não acreditam em santidade e iluminação, mas como ela surgiu como uma vertente do Catolicismo, negando muitas coisas dele e absorvendo outras, como a oração, a abstenção dos pecados, mas geralmente vista de uma forma bem radical, mas também traz evolução espiritual, mas acaba sendo algo muito duro, vedando diversos prazeres, vontades e ações, estimulando o fanatismo.

Mas muitas pessoas necessitam dessa privação para voltar ao seu caminho evolutivo, pois caso não vedar muitas coisas, elas não acatam nada.

Assim que conseguirem se reequilibrarem, ou seja, voltarem ao bem, podem ser encaminhadas pelo plano espiritual a outras crenças, que já não necessita mais tantas privações.

O Taoísmo ensina a seguirmos o Tao, que significa caminho para cada um, e cada pessoa tem seu próprio caminho, seus conceitos do que é certo e bom, e seguir isso, tratando de forma individual.

O Taoísmo sempre aconselha o bem de acordo com o conceito interno de cada um, também tem atendimentos mediúnicos como a Umbanda e psicografias como o Espiritismo, podendo dar orientações de progresso espiritual.

O Taoísmo acredita que a meditação é a melhor técnica de autoconhecimento, e é uma religião mística que nos ensina a integrarmos com tudo.

O Yoga é todo voltado para o progresso espiritual, tendo práticas de meditação, ásanas (posturas), mudras, mantras entre outras, mudando de uma linha para outra.

Muitos ásanas e mudras servem para trabalharmos pontos específicos de nossa vida que necessitam de transformação, assim tomar consciência e ao mesmo tempo atuar para melhorarmos nossa vida.

Muitas religiões e técnicas de evolução trabalham os problemas, desejos e necessidades, desenvolvendo o autoconhecimento, pois o progresso da alma acontece na vida, e os acontecimentos tem a missão de nos fazer despertar, então trabalhando a nossa vida, trabalhamos também a auto-consciência.

Quase toda religião tem rituais que trazem evolução espiritual, isso é algo maravilhoso.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial