As Três Manifestações dos Princípios Iluminados no Budismo Shingon

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

 

Para o Budismo Esotérico Tibetano, Sidarta Gautama é a principal fonte de ensinamentos, mas para o Vajrayana Japonês é diferente, o principal é o Buda Mahavariocana, pois foi ele quem deu os ensinamentos da escola Shingon.

O Shingon é o Budismo Esotérico Japonês, cujos principais Sutras desta escola são o de Mahavariocana e Vajrasekhara.

Sutras são os textos originais que formam o conhecimento do Budismo, é como a Bíblia dos Cristãos.

Segundo o Mahayana, uma escola que tem influencia no Budismo Esotérico, existem kayas, que são as manifestações dos princípios iluminados.

 

1-    Dharmakaya ou Mahavariocana

 

É o aspecto iluminado que tem existência eterna, permanente e imutável. Tudo possui essa natureza.

 

2-    O Sambhogakaya

 

É o premio ou recompensa de um Bodhisttva, que fez muitas práticas e atingiu o estado de Buda, e esta pessoa vai renascer na Terra Pura.

Sambhogakaya é o nome do Corpo de Buda conquistado com essas praticas espirituais.

 

3-    O Nirmanakaya

 

Vem da palavra Nirmana, cujo significado é fantasma, pois se trata de algo invisível, temporário e sem substancia absoluta, para lembrar das pessoas que está transmitindo ensinamentos.

É uma forma que Buda toma temporariamente para passar ensinamentos com sensibilidade e percepção.

Segundo a escola Shingon essa foi a forma que Sidarta Gautama assumiu para transmitir ensinamentos.

Na escola do Budismo Esotérico Japonês, muitos Budas são consagrados como divindades de devoção, tendo grande destaque, e são colocadas em Mandalas para fazer técnicas de meditação. Essas divindades meditativas são figuras de grande adoração.

Um dos Budas dessas mandalas é o Mahavariocana.

Quando o Buda Mahavariocana aparece em uma mandala, eles está rodeado por Devas, Budas, Bodhisstvas e protetores.

Cada tempo do Vajrayana Japonês escolhe uma divindade principal, assim apesar de priorizar o Buda Mahavariocana, tem flexibilidade para aceitar outros Budas como principais em seus lugares religiosos. 

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