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As Vertentes do Budismo Por: Ryath (Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
Quando o Budismo fala em sofrimento, é importante
entendermos que cada pessoa tem seu tipo de sofrimento, sem contar que cada
pessoa diferente, e cada pessoa se identifica com alguma coisa, ou o que
acha que seja verdadeiro, tendo gostos pessoais também. Existem muitos ensinamentos de Buda, e de outras
personalidades no Budismo, então cada linha ou escola budista é influenciada
por alguns ensinamentos, enquanto outras são por outros, e cada pessoa é
tocada de um modo por um ensinamento, gosto ou algum tipo de vertente. O que é interessante é que cada vertente budista
tem uma visão sobre qual é o aprendiz de Buda mais importante, sendo esse
julgamento não é feito por Sidarta Gautama. Sidarta é o Buda. Existe um aprendiz que tinha uma memória
maravilhosa, mas era muito apegado ao conhecimento, então ele decorava muito
os ensinamentos de Buda, e junto com os outros monges criaram os primeiros
Sutras, que são os escritos sobre os ensinamentos de Sidarta, que formaram o
Budismo. Primeiramente os ensinamentos budistas eram
decorados após a morte do Buda, só depois foram escritos, pois era muito
difícil fazer um livro naquela época, a tecnologia era muito primitiva. Budismo Theravada É o Budismo que manteve os mesmos hábitos e
ensinamentos da época de Buda, onde o Nirvana e os ensinamentos são feitos
somente por monges, a comunidade é só feita por esses sacerdotes. É uma religião que existe no sudeste da Ásia, em
países como a Tailândia. O Theravada é um caminho solitário e se busca
nele a sabedoria, e o caminho tem o ideal de ser um Arhat. Budismo Mahayana Esse nome significa grande barco, que pode levar
muitas pessoas, e surgiu pelo desejo de levar o Budismo não somente aos
monges, mas as pessoas comuns que não são sacerdotes. No Mahayana os monges ajudam as pessoas que vivem
em sociedade a também atingirem seus Nirvanas, e também desenvolverem
compaixão e ajudarem mais os outros também. O ideal do Mahayana é a compaixão Buda não ensinava somente os monges, mas as
pessoas que viviam em sociedade também, pessoas que não queriam seguir a
vida monástica. A diferença entre o Budismo Theravada e Mahayana
é a um tem o ideal de sabedoria, e o outro de compaixão. Enquanto o Theravada tem o objetivo do Arhat, o
Mahayana tem o do Bodhisattva, que é o de ajudar todos os seres. Tendo em vista o bem comum dos seres, o
praticante se compromete a voltar ao mundo sempre para ajudar por aqui, em
reencarnações futuras, e mesmo atingindo o Nirvana.
O caminho do Mahayana tem muitas vertentes, como
o Zen Budismo, o Tibetano ou Esotérico, o Terra Pura, o de Nitiren
Daishoinim. a) Terra Pura – Essa forma de
Budismo acredita que atingir o Nirvana sem a ajuda do Buda Amithaba (não o
Sidarta Gautama) é algo muito difícil. Isso ocorre porque Amithaba queria ajudar a todo
mundo que o chama-se. b) Zen Budismo – É a linha do
Budismo que não é focada nos ensinamentos, e que o foco total é a pratica da
meditação, existindo diversos tipos de treinamento dessa prática, e a
principal é o Zazen. Zen significa meditação. O treinamento do Zen é também se manter em
meditação enquanto realiza atividades cotidianas, estando somente
concentrado nelas e não se deixando capturar por nenhum pensamento, deixando
os passar. c) Budismo Esotérico – Muitos
dizem que essa forma de Budismo é uma terceira vertente, que não é Mahayana
e nem Theravada, mas uma terceira escola, e muitos outros afirmam que faz
parte sim do grande barco. No Budismo Esotérico existe o ideal do
Bodhisattva, e é firmado compromisso com a mente que ajuda os outros para os
praticantes que adotam essa crença. As meditações dessa forma de Budismo envolvem
mandalas com visualização de deidades, pratica de mantras, uso dos símbolos
do Vajra e Gantha, outras técnicas de meditação, afirmação dos votos e uma
elaborada pratica com técnicas esotéricas. Também envolve astrologia oriental, medicina
tibetana, oráculos, viagem astral e outras técnicas. Todas as escolas possuem ensinamentos do Buda, e
mudam a visão no caso do Terra Pura, também mudam as formas de pratica,
incluindo a meditação.
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