As Vertentes do Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Quando o Budismo fala em sofrimento, é importante entendermos que cada pessoa tem seu tipo de sofrimento, sem contar que cada pessoa diferente, e cada pessoa se identifica com alguma coisa, ou o que acha que seja verdadeiro, tendo gostos pessoais também.

Existem muitos ensinamentos de Buda, e de outras personalidades no Budismo, então cada linha ou escola budista é influenciada por alguns ensinamentos, enquanto outras são por outros, e cada pessoa é tocada de um modo por um ensinamento, gosto ou algum tipo de vertente.

O que é interessante é que cada vertente budista tem uma visão sobre qual é o aprendiz de Buda mais importante, sendo esse julgamento não é feito por Sidarta Gautama.

Sidarta é o Buda.

Existe um aprendiz que tinha uma memória maravilhosa, mas era muito apegado ao conhecimento, então ele decorava muito os ensinamentos de Buda, e junto com os outros monges criaram os primeiros Sutras, que são os escritos sobre os ensinamentos de Sidarta, que formaram o Budismo.

Primeiramente os ensinamentos budistas eram decorados após a morte do Buda, só depois foram escritos, pois era muito difícil fazer um livro naquela época, a tecnologia era muito primitiva.

 

Budismo Theravada

 

É o Budismo que manteve os mesmos hábitos e ensinamentos da época de Buda, onde o Nirvana e os ensinamentos são feitos somente por monges, a comunidade é só feita por esses sacerdotes. 

É uma religião que existe no sudeste da Ásia, em países como a Tailândia.

O Theravada é um caminho solitário e se busca nele a sabedoria, e o caminho tem o ideal de ser um Arhat.

 

Budismo Mahayana

 

Esse nome significa grande barco, que pode levar muitas pessoas, e surgiu pelo desejo de levar o Budismo não somente aos monges, mas as pessoas comuns que não são sacerdotes.

No Mahayana os monges ajudam as pessoas que vivem em sociedade a também atingirem seus Nirvanas, e também desenvolverem compaixão e ajudarem mais os outros também.

O ideal do Mahayana é a compaixão

Buda não ensinava somente os monges, mas as pessoas que viviam em sociedade também, pessoas que não queriam seguir a vida monástica.

A diferença entre o Budismo Theravada e Mahayana é a um tem o ideal de sabedoria, e o outro de compaixão.

Enquanto o Theravada tem o objetivo do Arhat, o Mahayana tem o do Bodhisattva, que é o de ajudar todos os seres.

Tendo em vista o bem comum dos seres, o praticante se compromete a voltar ao mundo sempre para ajudar por aqui, em reencarnações futuras, e mesmo atingindo o Nirvana.

O caminho do Mahayana tem muitas vertentes, como o Zen Budismo, o Tibetano ou Esotérico, o Terra Pura, o de Nitiren Daishoinim.

 

a) Terra Pura – Essa forma de Budismo acredita que atingir o Nirvana sem a ajuda do Buda Amithaba (não o Sidarta Gautama) é algo muito difícil.

Isso ocorre porque Amithaba queria ajudar a todo mundo que o chama-se.

 

b) Zen Budismo – É a linha do Budismo que não é focada nos ensinamentos, e que o foco total é a pratica da meditação, existindo diversos tipos de treinamento dessa prática, e a principal é o Zazen.

Zen significa meditação.

O treinamento do Zen é também se manter em meditação enquanto realiza atividades cotidianas, estando somente concentrado nelas e não se deixando capturar por nenhum pensamento, deixando os passar.

 

c) Budismo Esotérico – Muitos dizem que essa forma de Budismo é uma terceira vertente, que não é Mahayana e nem Theravada, mas uma terceira escola, e muitos outros afirmam que faz parte sim do grande barco.

No Budismo Esotérico existe o ideal do Bodhisattva, e é firmado compromisso com a mente que ajuda os outros para os praticantes que adotam essa crença.

As meditações dessa forma de Budismo envolvem mandalas com visualização de deidades, pratica de mantras, uso dos símbolos do Vajra e Gantha, outras técnicas de meditação, afirmação dos votos e uma elaborada pratica com técnicas esotéricas.

Também envolve astrologia oriental, medicina tibetana, oráculos, viagem astral e outras técnicas.

 

Todas as escolas possuem ensinamentos do Buda, e mudam a visão no caso do Terra Pura, também mudam as formas de pratica, incluindo a meditação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Auto-aceitação, Humildade e Auto-estima

A Igualdade das Religiões

Rituais no Zen Budismo

 Voltar a Pagina Inicial