Auto-Aceitação

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e Intuído pelos Mestres Ascensos)

A auto-estima faz parte da espiritualidade, do autoconhecimento, é muito importante para ficarmos bem conosco mesmo.

Auto-estima é algo do bem, que deixa a vida muito melhor e mais satisfatória, pois ela vai se manifesta em diversos aspectos da nossa vida.

É importante para isso nos aceitarmos como somos, conhecer nossas qualidades e defeitos.

Auto-conhecimento é auto-descoberta, é conseguir conhecimentos de nós mesmos que antes não tínhamos.

Elizabeth Cavalcante ensina que nunca devemos nos comparar com ninguém, isso porque cada ser humano é único, não existe outro que tenha uma personalidade igual, nem mesmo irmãos gêmeos.

Auto-estima não é ser ou se sentir superior aos outros, isso é arrogância, um fator do ego.

Estar bem consigo mesmo é o mesmo que ter estima por si, o auto-amor faz parte disso, é muito importante o trabalho interno para adquirir todas essas qualidades.

Aceitar a si mesmo do jeito que é, conseguido no autoconhecimento, vamos aprender sobre nossos defeitos e qualidades.

Para estar bem consigo é necessário não se importar em ter defeitos, pois todo mundo tem, na Bíblia está escrito que só Deus é perfeito.

O autoconhecimento traz a compreensão quando enxergamos profundamente as causas de sermos como somos, não existe motivo para se odiar e maldizer, pois conseguimos o entendimento.

Nossos defeitos tem causas que dificilmente são nossa culpa, muitas vezes são feitas aprendizagens e influencias negativas, pois os seres vivos inteligentes assimilam o jeito e comportamento de quem vive com eles sem perceber.

É um processo inconsciente, assimilamos o jeito, a maneira de pensar, se expressar de quem vive perto de nós, muita gente não gosta disso.

Muitas vezes existe a escolha do que seguir, do que ser e fazer, isso é muito importante, é liberdade, mas devemos fazer sabiamente, é importante saber do que gostamos e nossos valores para tomar a decisão certa.

Por um lado não devemos nos importar de ter defeitos, isso é humanismo, por outro temos que nos importar sim com as qualidades, é assim que uma mente saudável deve fazer, buscar o que é bom e positivo.

Não é injusto nós valorizarmos as qualidades e não os defeitos, porque fazer isso não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, nem é uma forma injusta de lidar com o mundo, e também não é contraditório.

Não se importar de ter defeitos ajuda muito, e ajuda mais ainda se nos valorizarmos pelo que temos de bom, essa é uma ótima forma e madura de lidarmos conosco mesmo.

O caminho espiritual é sempre melhorarmos, estarmos cada vez melhor e mais positivos.

Você falar que não gostar de si mesmo, não aceita seus defeitos, isso não vai ajudar em nada, as formas que Deus fez para ficarmos bem conosco é justamente essa: não se importar com defeitos e valorizar as qualidades, se isso foi feito pelo Divino criador não devemos fazer diferente, é esse o caminho, é a aceitação e valorização, como podem ser coisas ruins?

R: Não são!

Aceitar defeitos e aspectos negativos na personalidade não é fugir deles, mas é que eles não devem nos deixar mal, minar nossa felicidade.

Aceitar não é fingir que não temos aspectos ruins, negativos, é saber que eles existem e que não nos machucam.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas