Auto-Estima não é uma Coisa do Ego

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Diferente do que muita gente pensa, o orgulho e a vaidade não vem de conceitos de quanto somos bons ou valorosos, mas sim de sentimentos de inferioridade me nosso inconsciente, o que significa que não os enxergamos.

O orgulho e a vaidade são uma forma de compensarmos os sentimentos de inferioridade.

Então a auto-valorização e a auto-estima não são coisas do egoísmo ou do ego, mas sim da consciência, do que é elevado, e não do que não é.  

A tomada de consciência sobre nossos sentimentos de inferioridade, de pensarmos a não vê-los mais sim a enxergá-los, eles vão acabando a medida que os enxergamos.

O orgulho e a vaidade são coisas que a tomada de consciência resolve.

Assim com a auto-valorização, gratidão pelo que temos e somos, estão ligados a coisas superiores espiritualmente, então a aceitação de nós mesmos é um fator do desapego, que também é algo elevado.

O auto-perdão é algo que destrói a vergonha e a culpa que sentimos, que normalmente também é inconsciente, que é motivo muitas vezes de timidez (vergonha de si mesmo).

Quando nos livramos da culpa e da vergonha, ai então ganhamos uma liberdade grande, e muito bem-estar.

A auto-aceitação é desapego porque com ela nos aceitamos como somos, não precisamos de uma necessidade de mentirmos para nós mesmos, de nos valorizarmos fantasiosamente para agradar nosso ego.

Por não estarmos apegados a uma visão que não é a correta, é que não estamos apegados a essa visão, que é algo que normalmente nos faz muito mal, porque não somos como achamos que deveríamos ser, mas conseguimos aceita e valorizar o que somos.

Auto-aceitação e amor não são coisas do ego, são coisas elevadas, e que trabalhando-as nós além de nos livrarmos do orgulho, da vaidade e do apego.

Cada negatividade da psique, no processo de auto-transformação, de evolução espiritual, mudam para coisas positivas, assim trabalhando o orgulho, a vaidade e o apego, isso gera auto-estima , que inclui auto-amor, auto-valor, gratidão pelo que tem e pelo que é, que é na verdade um amor por si mesmo.

Amo nunca é ego.

Ser grato pelas coisas não significa materialismo, pois quem é materialista não valoriza e não tem gratidão por nada, só quer mais e mais coisas materiais e estímulos ao ego.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Fundamentos do Infinito e do Progresso Espiritual Eterno

Crenças Limitantes Referentes à Evolução Espiritual

O Caminho do Coração e o Caminho da Mente

Menu: