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Bön
O termo tibetano bön, recitação ou
invocação, designa vários movimentos religiosos que surgiram em Shang-shung,
no oeste do Tibet, antes da introdução do buddhismo. Seus sacerdotes,
chamados bönpos (tib. bon po) ou shens (tib. gshen), faziam práticas
xamânicas e animistas, divinações, curas e, exorcismos. Depois do século XI,
eles desenvolveram um sistema religioso próprio, muito semelhante aos das
escolas buddhistas tibetanas. A história tradicional diz que o Bön
surgiu em Ölmo Lungring (tib. 'Ol mo Lung ring), no país de Tagzig (tib.
rTag gzigs), talvez uma região persa a oeste do Tibet. A hagiografia de seu
fundador, Tönpa Shenrab Miwoche (tib. sTon pa gShen rab Mi bo che), é muito
semelhante às do Buddha Shakyamuni e de Padmasambhava. Shenrab, suas
esposas, filhos e discípulos teriam difundido o Bön e, eventualmente, os
ensinamentos teriam sido levados ao Tibet. Antes da chagada dos ensinamentos de
Shenrab, o Bön era dividido em duas categorias, Dübön (tib. Dud bon) e
Tsenbön (tib. Tsan bon); depois. ouve uma certa homogeneização e o abandono
de certas práticas, como os sacrifícios. O Bön e o buddhismo tibetano tiveram
influências mútuas. O Bön atual continua a possuir características próprias,
como a invocação de espíritos, oferendas e divinações. Nos tempos antigos, cerimônias
especiais eram realizadas para trazer vida longa e benefícios aos reis.
Segundo o Bön, existem diversos deuses, demônios e espíritos, que habitam
praticamente em todos os lugares. A organização monástica do Bön é
semelhante ao sistema buddhista tibetano, assim como a literatura e os
ensinamentos da Grande Perfeição (tib. Dzogchen / rDzogs chen) geralmente
associados à escola buddhista Nyingma. Os ensinamentos do Bön são
classificados em Quatro Portais e o Tesouro como o Quinto (tib. Goshi Dzönga
/ sGo bzhi Mdzod lNga): 1. Águas Brancas (tib. Chabkar / Chab
dKar), práticas tântricas, esotéricas; 2. Águas Negras (tib. Chabnag / Chag
nag), ritos mágicos e comuns para fortes, funerais, doenças etc.; 3. Terra de P'han (tib. Phanyül / 'Phan
yul), regras monásticas e conceitos filosóficos; 4. Guia do Senhor (tib. Pönse / dPon
gsas), práticas da Grande Perfeição; 5. Tesouro (tib. Thothog / mTho thog),
aspetos essenciais dos outros quatro portais. Outro modo de classificação dos
ensinamentos é chamado Nove Veículos do Bön (tib. Thegpa Rimgu'i Bön / Theg
pa Rim dGu'i Bon). Os quatro primeiros são a causa, os quatro intermediários
são o resultado e o último é a Grande Perfeição. Atualmente, o Bön tem sofrido muito com
a invasão chinesa. Muitos de seus adeptos se refugiaram na Índia (em
Dolanji, Dolpo, Mustang) e no Nepal (em Kathmandu). Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente. Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente. Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente. |