Bön

O termo tibetano bön, recitação ou invocação, designa vários movimentos religiosos que surgiram em Shang-shung, no oeste do Tibet, antes da introdução do buddhismo. Seus sacerdotes, chamados bönpos (tib. bon po) ou shens (tib. gshen), faziam práticas xamânicas e animistas, divinações, curas e, exorcismos. Depois do século XI, eles desenvolveram um sistema religioso próprio, muito semelhante aos das escolas buddhistas tibetanas.

A história tradicional diz que o Bön surgiu em Ölmo Lungring (tib. 'Ol mo Lung ring), no país de Tagzig (tib. rTag gzigs), talvez uma região persa a oeste do Tibet. A hagiografia de seu fundador, Tönpa Shenrab Miwoche (tib. sTon pa gShen rab Mi bo che), é muito semelhante às do Buddha Shakyamuni e de Padmasambhava. Shenrab, suas esposas, filhos e discípulos teriam difundido o Bön e, eventualmente, os ensinamentos teriam sido levados ao Tibet.

Antes da chagada dos ensinamentos de Shenrab, o Bön era dividido em duas categorias, Dübön (tib. Dud bon) e Tsenbön (tib. Tsan bon); depois. ouve uma certa homogeneização e o abandono de certas práticas, como os sacrifícios.

O Bön e o buddhismo tibetano tiveram influências mútuas. O Bön atual continua a possuir características próprias, como a invocação de espíritos, oferendas e divinações.

Nos tempos antigos, cerimônias especiais eram realizadas para trazer vida longa e benefícios aos reis. Segundo o Bön, existem diversos deuses, demônios e espíritos, que habitam praticamente em todos os lugares.

A organização monástica do Bön é semelhante ao sistema buddhista tibetano, assim como a literatura e os ensinamentos da Grande Perfeição (tib. Dzogchen / rDzogs chen) geralmente associados à escola buddhista Nyingma. Os ensinamentos do Bön são classificados em Quatro Portais e o Tesouro como o Quinto (tib. Goshi Dzönga / sGo bzhi Mdzod lNga):

1. Águas Brancas (tib. Chabkar / Chab dKar), práticas tântricas, esotéricas;

2. Águas Negras (tib. Chabnag / Chag nag), ritos mágicos e comuns para fortes, funerais, doenças etc.;

3. Terra de P'han (tib. Phanyül / 'Phan yul), regras monásticas e conceitos filosóficos;

4. Guia do Senhor (tib. Pönse / dPon gsas), práticas da Grande Perfeição;

5. Tesouro (tib. Thothog / mTho thog), aspetos essenciais dos outros quatro portais.

Outro modo de classificação dos ensinamentos é chamado Nove Veículos do Bön (tib. Thegpa Rimgu'i Bön / Theg pa Rim dGu'i Bon). Os quatro primeiros são a causa, os quatro intermediários são o resultado e o último é a Grande Perfeição.

Atualmente, o Bön tem sofrido muito com a invasão chinesa. Muitos de seus adeptos se refugiaram na Índia (em Dolanji, Dolpo, Mustang) e no Nepal (em Kathmandu).

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas