Bhakti Yoga, a Yoga da Devoção

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres Ascensos)

Essa Yoga é a mais religiosa da Índia, justamente por isso recebe esse nome: devoção. Nela inclui cultos, rituais, canções e adoração ao Divino.

Os principais Deuses desse método são Krishna e Rama ou Kali ou a Mãe divina, dependendo do local de prática.

Seções demoradas de canções são parti importante da Yoga da devoção, muitas vezes são simples e repetidos com concentração em um aspecto divino. Essa prática é promove acuidade da mente, direção da energia vital, magnetismo na mente e corpo, elevação da vibração e sintonia com energias positivas.

As canções podem ser faladas ou pensadas.

Promove o amor a Deus, a consciência e aos espíritos devotados. Estes dois últimos são mais difíceis para a maioria dos hindus.

O autoconhecimento provem da devoção e desejo de Deus.

A intenção e mudar o prazer mundano para o prazer divino, que é mais satisfatório.

O ascetismo promove a abstinência dos desejos mundanos, porém não é um caminho indicado pelo Buda, mas faz parte da tradição hindu.

Buda praticou o ascetismo e disse que ele não trazia o nirvana, que tem haver um equilíbrio entre os desejos mundanos e de natureza elevada, do céu.

Para Buda não devemos nos abster dos prazeres mundanos que não fazem o mal, mas que também não podemos realizar todos os desejos, se não entramos em um estado de complacência.

Como indicado sugeriu o caminho do meio, que é não satisfazer todos os desejos, nem se abster de todos eles.

Para saber mais leia: Buda e o Ascetismo.

O Objetivo da devoção é aumentar a paz, a alegria, felicidade e todos os prazeres em Deus, entre outras coisas positivas psicologicamente.

Porém o caminho proposto pelo Bhakti Yoga é muito mais leve do que o ascetismo normal, acreditando que em certo nível se atinge extingue o desejo mundano por concreto.

É uma coisa que não se força antes de chegar ao nível certo como acreditam. Na iluminação de Buda foi praticamente o contrario disso.

Estamos colocando o ponto de vista do Budismo porque não aconselhamos o ascetismo e não achamos bom, porque lendo outros textos as pessoas podem se confundir.

Como recomendam ou não o ascetismo? Em um texto fala que sim e no outro não. Tentamos não ser contraditórios.

Além de tentarmos fazer as pessoas não sofrerem praticando o ascetismo.

Porém são muito validas as práticas do Bhakti, só a do ascetismo que não é, então ele promove o autoconhecimento.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas