Buda e a Mentira

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

 

Temos que ter em mente que os ensinamentos de Buda eram passados para pessoas em sua época que viviam em grupo, buscavam a iluminação, e somente quem faz isso são as boas pessoas.

Não é necessariamente que toda pessoa boa que busque o Nirvana, mas todos que buscam são bons.

Então são ensinamentos direcionados para quem não convive com o mal, então o princípio de não mentir é muito valido para pessoas assim, porém muitos budistas não são bons, não buscam o Nirvana, e os que são bons, muitas vezes tem que lidar com pessoas más.

O que define uma pessoa como má é o egoísmo, que são pessoas que querem controlar tudo, inclusive as pessoas, são falsas, materialistas, frias, pois não gostam de sentir coisas positivas, como o amor por exemplo, e para conseguir seus feitos engam para manipular e obter outras vantagens, e elas sabendo o que os outros pensam, usam esse conhecimento para dominar, exercer sua vontade sobre o outro.

Então com pessoas falsas e que mentem, podemos mentir para elas, pois isso nos preserva.

Viver de acordo com o que o outro deseja e não para si mesmo traz infelicidade.

Então para pessoas falsas podemos mentir para nos proteger.

Jung chama o processo de autoconhecimento de individuação, pois quando nos conhecemos vamos nos tornar cada vez mais seres únicos e que não existe outro igual, vamos nos tornando cada vez mais autênticos.

O mundo está cheio de pessoas egoístas, então muitos são manipulados e não fazem o que é bom para si mesmos, mas de acordo com o que o outro programou.

Somos felizes quando somos autênticos, e isso é espiritualidade também, que é ser verdadeiro e honestos conosco mesmos.

Cada pessoa tem seus gostos e vocações, e para serem felizes e até mesmo ajudar os outros precisam fazer o que gostam e sabem bem.

Nessa sociedade em que vivemos, é importante sermos justos, e mentir para um mentiroso não é algo injusto, não é verdade?

Mas seja verdadeiro com quem mercê sua verdade. 

O Budismo faz uma distinção entre uma mentira e uma não verdade.

A mentira é quando mentimos por motivos egoístas, e isso é uma coisa ruim, mas quando falamos inverdade por motivos do bem maior, isso é uma inverdade segundo o Budismo, e se for para o bem, então tudo bem.

Devemos fazer o bem a todos, e nós fazemos parte do todo, então é importante fazermos o bem para nós mesmos também.

Esses dias vi um ensinamento de uma Monja do Vajrayana, que deu um exemplo muito bom, que quando uma pessoa mente para fazer o bem, como quando um caçador que está procurando uma raposa para matá-la, e pergunta para você aonde foi o animal, e você para salvá-lo dá a informação errada, é um ato altruísta, e que faz o bem, portanto não traz karmas negativos, mas sim positivos. Você salvou uma vida.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Mentirosos Argumentos “Científicos” Contra o Espiritual e a Mediunidade

A Umbanda, o Nirvana e a Lei de Atração

Felicidade e Compaixão - Budismo

Menu: