Budismo – Transformação, Insatisfação e Aceitação

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Se observarmos o mundo físico, ele é totalmente impermanente e está em constante transformação, Monge Genshô nos lembra locais gloriosos como as ruínas gregas já foram gloriosas um dia, mas hoje estão marcadas com a impermanecencia, a degradação chegou até elas.

Até mesmo o nosso psicológico é impermanente, pois se tivemos uma vivencia muito boa em um local, querendo voltar a esse lugar porque foi bom, não teremos uma vivencia idêntica a do passado, e nada garante que será uma boa vivencia novamente. Isso se refere ao nosso interior, que está sempre vivenciando situações de uma forma singular.

Mesmo tentando repetir uma experiência, ela nunca será idêntica, o que não é necessariamente uma coisa ruim, pois não enjoamos, cada vivencia é única, e para viver bem só nos compete buscar a felicidade.

O Budismo fala muito em acabar com o sofrimento ou a insatisfação, sendo que esses dois elementos não acabam por completo quando atingimos o Nirvana, mas uma coisa muito melhor surge do que a extinção dessas coisas, que é uma felicidade maravilhosa, a fida fica fantástica com isso.

A palavra Dukka que é traduzida como sofrimento no Budismo, mas que significa realmente insatisfação, vem da raiz Duk, que significa eixo.

O Budismo sempre faz uma comparação: quando o eixo está no meio de uma roda, ela roda suavemente. Porém quando o eixo não está no centro, a roda só sobe e desce, assim é vida é como essa roda, que tem altos e baixos, as vezes as coisas estão boas, e as vezes não.

A vida fica variando nisso, então a vida é dukka, que significa que o eixo não está no centro, isso gera a insatisfação, e nossas expectativas sobem e descem, então Buda dá uma solução para a insatisfação gerada por dukka, e a forma de lidarmos com esses altos e baixos é aceitá-los.

Aceitação as variações da vida, isso é uma forma de transformação e traz autoconhecimento.

Aceitar todas as variações da vida, os altos e baixos, essa é a solução budista para as insatisfações, para dukka.

A nossa vida, a existência é eterna, mas com ela estamos em contante transformações, e tudo está em mudando o tempo todo.

Não temos a garantia de viver bons momentos que passamos, mas temos a garantia de sermos muuuuuuuiiiitooooooooo felizes se atingirmos o Nirvana.

Namaste

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial