Budismo Esotérico – Texto 3

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos estres da Luz)

O Budismo Esotérico ou Vajrayana era muito grande no seu pais, o Tibet, mas hoje existe na Ìndia, pois teve que migrar de pais com a invasão chinesa no território tibetano.

O Budismo Esotérico é uma soma do Budismo Mahayana, com o Tantra, e com a antiga religião do Tibet, o Bonpo, que é uma crença Xamanica.

Vejamos algumas característica do Budismo Esotérico:

 

1-A importância do Mestre.

2-A importância que se dá na vida após a morte e nas futuras encarnações

3-A importância dos rituais e iniciações.

As meditações das Sadhanas são feitas junto aos rituais.

4-É uma religião com muito simbolismo por causa do Tantra, e dos ensinamentos secretos.

5-Ênfase nas mandalas, mantras, meditações e visualizações, na verdade tudo isso nas praticas das Sadhanas.

6-Existência de seres sobrenaturais.

Existem Budas, Bodhisattvas, Deuses e espíritos, assim como Dragões, serpentes e etc.

Muitos desses seres eram cultuados em religiões do Tibet, e foram absorvidas pelo Budismo Esotérico.

Existem Bodhisattvas que aparecem nas mandalas, que são usadas na meditação, eles podem aparecer de forma benevolente ou coléricas.

As formas coléricas são usadas para transformar nossas emoções coléricas, fazendo-as deixarem de ser assim, e nascerem emoções positivas e agradáveis no lugar.

Toda essa riqueza metafísica deixou o Vajrayana com uma grande expressão artística, cheio de pinturas, esculturas e elementos religiosos.

Nesse tipo de Budismo existe muito auxilio visual nas práticas, como mandalas, rodas e bandeiras de orações e mantras, forte decoração e etc.

Isso para receber sempre e lembrar da influencia do espiritual.

A peregrinação também é popular nessa crença, que incluem orações e prostrações, existem muitos festivais.

Funerais também são importantes.

O fato do Budismo ser Tântrico, também é chamado de Tantrayana, tendo muitos nomes, mas por ter essa riqueza é justamente o que faz com que tenha rituais complexos, símbolos e técnicas esotéricas.

O tantra se originou na Índia e é tanto usada no Hinduísmo como no Vajrayana, tendo uma série de seres celestes, praticas iniciaticas com uma variedade enorme de técnicas espirituais, mantras, mandalas, cerimônias e Yoga.

Um outra prática comum no Tantrayana é fazer oferendas as estatuas dos Boddhisattvas e Budas em cerimônias, palestras ou distribuição de ensinamentos públicos.

As cerimônias geralmente são barulhentas e com visuais impressionantes, com musicas e instrumentos como gongos e pratos de metal, além de cânticos.

Existem também os rituais avançados, para quem teve uma compreensão maior espiritual, mas isso jamais deve ser visto como um status ou superioridade sobre os demais, o que ainda não participam desses rituais. É importante ter simplicidade e humildade.

E também existem técnicas avançadas espirituais, que são mais difíceis, exigem um grau maior de imaginação nas visualizações em meditações, por isso precisam ter experiência nas praticas mais fáceis.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 Voltar a Pagina Inicial