Budismo e Samurais

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo fez por muito tempo o código de conduta dos Samurais no Japão, e eles eram os policiais da época.

O Budismo ensina preceitos de não fazermos o mal e sim o bem, e isso faz parte do Nobre Caminho Óctuplo, que é o caminho de iluminação do Budismo, que resumidamente ensina a nos abstermos do mal, praticarmos o bem, a atenção plena e a meditação.

Ter um código de conduta que nos conduz ao bem é sempre bom, não é verdade. O objetivo dos Samurais era trazer ordem e salvar vidas, arriscando a própria, então é algo bom.

Se existissem Samurais maus, isso não é culpa de código bom, pois cada pessoa tem um caráter, um modo de ser, assim existem boas e más pessoas.

O código de conduta só ajuda, traz regras boas, o que não significa que todos vão seguir.

Na ética budista, muitas vezes não temos uma opção de tomar uma opção boa a seguir, é como se você estivesse em uma ponte de noite no escuro, onde um carro vem correndo em uma direção, onde ele não o vê, e o caminhão em outra, que também não te enxerga, e embaixo da ponte tem uma lagoa cheia de jacarés.

Tendo em vista essas opções morrer pelo carro, caminhão ou pelos jacarés.

A ética budistas nos ensina que em momentos de duvidas, onde não temos uma boa opção a seguir, é importante tomar a decisão que cause menos sofrimento, e morrer atropelado é muito menos sofrido do que morrer comido por jacarés.

Então vamos supor que um bandido vai atacar uma criança com uma espada, e ele tem três opções, que são:

1-Não fazer nada e deixar o menino morrer, se poupando de riscos, que é a opção menos altruísta. 

2-Combater o bandido e tentar salvar o menino e arriscar a vida, mas quem vai morrer é o bandido.

Como um Samurai é um agente da Lei, que tem a função de ser um protetor, a opção correta seria atacar o malfeitor, e salvar o menino, pois essa é sua função, agindo de acordo com a Lei e com o que foi treinado a fazer.

É melhor que morra o culpado do que um inocente, e é esse código que os policiais seguem hoje em dia.

Existem pessoas que atacam o Budismo falando que os Samurais seguiam o código de ética budista e matavam, mas se for assim então temos que condenar todos os agentes da Lei de qualquer religião e assim a nossa sociedade entraria no Caos, e reinaria a selvageria.

Então o trabalho dos agentes da Lei é trazer ordem, e assim proporcionam uma vida muito melhor e mais segura as pessoas, então o bem é maior do que o mal, e é justamente isso que ensina a ética budista.

Se nós conseguimos evoluir melhor, e não cair na selvageria, devemos isso aos agentes que trabalham na Lei e na Justiça.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O que é Você? – Evolução Espiritual e Amor

O Amor é Algo Interno, não Externo

 

Física e Espiritualismo

Menu: