Budismo, Nirvana e Felicidade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo ensina que as pessoas buscam coisas boas para si mesmas, mas desconhecem o que seria o melhor para si mesmos, que a felicidade do Nirvana.

Geralmente vivemos em uma busca de comprarmos coisas para termos bons momentos, como almoçar em um restaurante, comprar uma roupa, algo para se divertir, então é nessa relação de satisfazer desejos, e não existe problema nisso.

Buda praticou o ascetismo, que é contra qualquer realização de desejos mundanos, então percebeu que esse caminho não leva ao Nirvana, então disse que devemos realizar uns desejos, mas não todos sobre esse mundo material em que vivemos, essa é a sua diretriz de caminho do meio, não é o radicalismo, nem vivermos exclusivamente para matar vontades, é um equilíbrio, nem oito, e nem oitenta.

O problema de buscar somente a satisfação do que é mundano é que é o problema, pois é muito melhor a grande felicidade do Nirvana.

Imagine a melhor coisa que você já sentiu, e imagine isso todo o tempo, agora saiba que o Nirvana é provavelmente muito melhor do que isso, é uma sensação melhor o tempo todo, e que não vai embora, só vai aumentar a medida que evoluirmos para além da iluminação.

Na realidade desconhecemos o que realmente é bom, sabemos apenas que realizando alguns desejos temos bons momentos, mas existe algo mais além, algo melhor que isso, e que podemos trabalhar para obter, que é a iluminação.

A vida não vem com um manual de instruções que explica o que é bom e o que não é, devido a nossas experiências sabemos que ganhos um pouco de prazer fazendo certas coisas, mas não conhecemos o que é melhor que isso, mas se tivermos a sorte de conhecer, então podemos tomar uma direção, decidir treinar para ter essa felicidade tão boa, que vem com a iluminação, que é se sentir pleno e muito feliz.

Não é para abandonar o prazer menor de realizar certos desejos, o que Buda ensina na verdade é que alguns desejos do mundo físico devemos realizar, mas não todos, e é importante ter tempo para treinarmos e atingirmos o Nirvana, mas devemos respeitar o livre arbítrio de quem não quer isso.

Quase toda religião com uma linguagem diferente busca esse despertar, e seus fiéis podem realmente conseguir, mas para o Budismo isso é o mais importante, outras crenças podem ter outros destaques, mas todas ajudam.

O Budismo ensina que se não conseguirmos atingir o Nirvana nessa vida, podemos continuar buscando em outras, e isso pode ocorrer em outra crença, não uma que seja budista.

É muito bom termos afeto pela religião que gostamos, mas em outra vida podemos nascer em um lugar diferente, que cultue mais outra fé religiosa, então podemos continuar nossa busca em outra.

Em futuras vidas trazemos tendências das anteriores, então o desejo de nos iluminar, se for algo que queremos, vem com a gente para a próxima vida, então podemos continuar nosso caminho rumo ao despertar.

O Budismo ensina que podemos atingir o grande despertar em somente uma vida, só caso não conseguimos é que vamos continuar na próxima vida.

O Budismo é uma religião que indica o caminho para a verdadeira felicidade, que é muito superior a realização de desejos para ficarmos bem, mas eles também tem sua importância, pois Buda ensina que podemos realizá-los, apenas que não devemos viver somente para isso, mas também a buscar algo que é muito melhor.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial