Como Atingir o Estado Meditativo

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

Quando você medita sua mente faz dois processos contrários:

1-Trabalha na quietude dos pensamentos e ter concentração.

2-Procura tirar você da concentração e do processo meditativo.

Esses dois lados brigam para conseguir anular um ao outro, um é consciente, o outro inconsciente, isso ocorre porque a mente tenta se proteger da mudança, é uma defesa psicológica, porem o mestre taoista Wu Jyh Cheng ensina que é possível acabar com esse conflito através da disciplina.

Quando ingressamos em uma prática de autoconhecimento, muitas vezes a mente tenta resistir.

Quando alguém começa uma terapia, no começo a pessoa atrasa, se sente mal ao ir para lá, é a mente inconsciente tentando resistir à transformação.

É claro que a pessoa busca a concentração e esvaziar os pensamentos, é isso que ela quer e decidiu fazer, mas muitas vezes fica confusa sobre parar ou continuar.

Nesse processo dual que falamos acima faz surgir pensamentos para atrapalhar o silêncio mental que faz a meditação progredir.  

Se você lutar para que esse pensamento vá embora acaba atrapalhando a meditação, mas se deixar o pensamento passar, sem dar atenção para ele, sua concentração permanece.

O importante é também não dar continuidade nesse pensamento, se não também atrapalha.

A pessoa não deve conversar com seus pensamento, nem dar continuidade a ele, dai então a pessoa permanece no processo meditativo.

O Taoísmo ensina que devemos ignorar os pensamentos quando estamos no processo da meditação, e voltar o mais rápido possível para essa pratica que é tema desse texto.

Ficar concentrado na respiração é uma forma de é uma forma de controlar os pensamentos, isso ocorre estando concentrado no ar que entra e sai, sem tentar parar essa entrada e saída, mas contemplá-la, isso só dará certo se você não sair do estado de relaxamento.

Para conseguir isso é importante se manter relaxado, o ar ou os pensamentos não podem tira-lo do estado de relaxamento, nem se manter excessivamente concentrado e nem disperso, é um meio termo.

Fazendo tudo isso direitinho a pessoa conseguirá fazer sua pratica com excelência, atraindo um resultado excelente de autoconhecimento.  

 

Bibliografia

Jornal Tao do Taoísmo numero 20

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas