Competitividade Faz Mal a Auto-Estima

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O excesso de competição é um comportamento que também detona a auto-estima, querer ser melhor que os outros sempre, estar acima deles, isso é uma forma de status, de orgulho.

Também é uma forma de insegurança, de não estar seguro com as próprias qualidades e dons, então se compete com outro para se reafirmar ou mostrar que é melhor.

Os motivos da competição são inconscientes normalmente, e à medida que eles vão se tornando conscientes, eles são se acabando, é o autoconhecimento que muda o que não é positivo.

Muitas pessoas são competitivas, e em empresas se fazem treinamento para as pessoas aprenderem a colaborar umas com as outras, e não ficarem disputando.

A competição entre os trabalhadores de uma empresa é tão nocivo para ela quanto para quem compete, claro que as empresas na maioria dos casos dão esse treinamento para o bem delas.

Se competindo em uma empresa prejudicamos ela, e se o empregador perceber, pode despedir o funcionário pelo bem do seu negócio.

As formas construtivas e positivas de lidar com as situações são tão melhores, e sempre nos impedem de construir karmas ruins, pois se o outro ficar se sentindo inferior por causa de querermos estar acima deles, essa ação vai voltar um dia para a gente, então sempre compensa mais praticarmos a generosidade e a contribuição, claro, sem se deixar ninguém aproveitar de nossa bondade.

Se competimos com alguém, fazemos essa pessoa se sentir inferior, e ela pode querer revidar e ser melhor que a gente, além de enviar muita energia ruim, o que toda essa situação gera.

A competitividade não ocorre somente em empresas, mas em muitos locais de Espiritualismo, onde uns querem mostrar que são melhores, mais evoluídos ou mais estudados do que os outros, então isso também faz muito mal.

A competição e o desejo de superioridade pode ir para diferentes locais, seja em um esporte, religião, crença, trabalho, escola e etc. Cada um pões seu ego em alguma coisa, e é importante não ficarmos estimulando o orgulho e a vaidade assim.

O ideal é sempre não alimentar o ego, e buscar enxergá-lo, isso é autoconhecimento e nos liberta desse tipo de comportamento.

Busque sempre a auto-estima, o autoconhecimento e a simplicidade, são coisas que fazem muito bem, nos ajudam demais.

Competir não te torna mais feliz, mas o autoconhecimento e a auto-estima sim.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Praticas para Aumentar ou Obter Auto-Estima

Ter Razão em uma Briga não Traz Nada de Bom, Diferente de Praticar o Amor

Pratica com o Terço Católico Para Evoluir Espiritualmente ou para Cura com Afirmações

 Voltar a Pagina Inicial