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 | Conceitos Básicos da Psicologia 
	Budista Por: Ricardo Chioro – Riath (Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz) 
	 1-Impermanência Segundo o Budismo tudo muda o tempo todo, nada é 
	exatamente igual, nem o que é do mundo físico e nem do psicológico.  Traz sofrimento querer que tudo seja igual, mas 
	aceitar a mudança constante faz esse sofrimento desaparecer, esse é um dos 
	pilares budistas que se preocupa em tirar o sofrimento, no treinamento da 
	religião do Buda ocorre a aceitação da mudança e o fim do tipo de dor que 
	vem da não-aceitação da impermanência.  2-A Ilusão de um Eu Separado de Tudo Não existe um eu separado das outras formas de 
	vida, se ver separado é o estado humano de não iluminado, a iluminação e o 
	treinamento budista traz a percepção que tudo faz parte da gente e agente 
	faz parte de tudo. Este é um estado ampliado que consciência em que ela 
	abrange mais do que si mesmo.  Não existe um Eu separado de tudo, pois fazemos 
	parte de tudo.  É necessário para a existência que tudo esteja 
	ligado ao universo.  Tudo é a junção de todas formas de vida, não 
	existimos separado, mas juntos. A percepção disso é sabedoria.  Nada é independente ou separado 3-Interdependência Tudo está unido, com a percepção disso também 
	existe a informação que somos dependentes uns dos outros, precisamos da 
	arvore que dá frutos para nossa alimentação, não só dela como também do 
	próprio fruto, assim como com tudo que ele oferece como vitamina e energia.  Agente depende de alimentação para sobrevivermos 
	e ficarmos bem, a planta e flor precisam da água e do Sol que as alimentam.  Todos os fenômenos estão ligados, é a unicidade, 
	tudo é um com o que existe, em diversas religiões com sua mística dizem algo 
	muito parecido com esses ensinamentos budistas: que tudo está unido a Deus, 
	tudo faz parte dele e todos juntos são como um para ele.  Estados de consciência além de si mesmos são o 
	pensamento místico que tem vertentes em todas as religiões, estes estados 
	são estudados pela Psicologia Transpessoal, que os afirma e os estuda.  Justamente a compaixão é ver a dor do outro como 
	a sua, isso também é uma forma de unificação, ver o outro como si mesmo.  Tudo é parte do todo.  A mística são como as ondas do mar, todas fazem 
	parte do oceano, que é uma analogia de universo.  4-Karma Todas as nossas ações voltam para nós, tanto as 
	positivas quanto as negativas. Tudo traz conseqüências boas ou más. Karma significa ação, e toda ação traz uma 
	reação. Se ajudo os outros em algum momento também 
	receberei o bem, mas se prejudiquei futaramente essa ação vai voltar como um 
	bulmerague e me atingir.  Não devemos condenar os outros pelos seus karmas, 
	pois se um dia foram maus e estão recebendo o resultado do que fizeram no 
	passado hoje, isso não significa que hoje são iguais as pessoas que eram no 
	passado, pois hoje podem ser bons e não fazer o que faziam antes.  5-Samsara É a roda de nascimento e morte que passam os 
	seres que ainda não foram iluminados.  É nascer, morrer, renascer em outra vida e morrer 
	novamente nela assim sucessivamente, passando por esse ciclo feito pela 
	necedade de sempre voltar para desenvolver a consciência, isso vai ocorrer 
	até chegar o momento que se atinja o nirvana e não precise mais renascer por 
	si mesmo, mas pode voltar para ajudar os seres viventes.  Os renascimentos possíveis ocorrem nos 6 reinos 
	do Samsara. Os locais de renascimento feitos por carmas 
	negativos são: o inferno, o reino dos fantasmas famintos e dos animais.  Já os positivos são: o reino humano, dos 
	semideuses e deuses.  6-Nirvana É a libertação de sofrimentos que vem de diversas 
	formas por estarmos apegados a certos aspectos de nós mesmos. É um estado de 
	libertação, paz e felicidade abundante. Este é o objetivo do budismo, porém 
	existem os que já conseguiram, mas ainda continuam desenvolvendo suas 
	consciência na religião do Buda ou outra.  7-As Três Praticas Ética, Meditação e Sabedoria.  A ética é constituída pela bondade, é fazer o bem 
	e não o mau, é ter regras no bem.  Meditação é o meio de exercício de concentração, 
	amplidão de nossa vibração e relaxamento.  Sabedoria é o fruto de estudar e conhecer o 
	Budismo, e usá-lo para se livrar de diversos tipos de sofrimento.  8-Os Cinco Desejos Básicos Alimentação, sono, sexo, riqueza e fama. Não são necessariamente desejos negativos, muitos 
	são bons a ponto de garantir a nossa sobrevivência e da nossa espécie.  Não existe somente desejos ruins como bons 
	também. Sem o desejo de nos iluminarmos não teria em 
	sentido em trilhar este caminho, assim como o desejo de querer ver o outro 
	bem e melhora, o que nos leva a praticarmos a caridade e a compaixão que 
	fazem parte do treino budista. 9-Os três Tesouros Buda, Dharma e Sangha. Buda é o nome que significa santo, iluminado, se 
	refere ao absoluto. Dharma é a sabedoria, os ensinamentos que Buda e 
	diversos discípulos trouxeram que visam o fim de vários tipos de sofrimento. Sangha é a comunidade dos praticantes.  10-Os Cinco Preceitos Não lidar com intoxicastes como drogas, bebida e 
	maconha. Não matar, roubar, mentir ou ter conduta sexual 
	imprópria. 
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