Desapego não é Frieza – Quando Morre Alguém Querido – Uma Questão Budista e Psicológica

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo não ensina a insensibilidade, por isso é inevitável o sofrimento mediante algumas situações, como a morte de um ente querido, inclusive os monges e os Budas sofrem quando isso acontece.

É importantíssimo separarmos a ideia de sensibilidade com a de desprendimento, o que causa muita confusão normalmente.

O fato é que ninguém gosta de sofrer, e até mesmo quando um ente querido morre, não desejamos o sofrimento para nós, mas ele é inevitável.

A Psicologia ensina que quando perdemos alguém que amamos, o melhor a fazer é chorar tudo que temos para chorar, e sofrer tudo o que temos para sofrer, pois se reprimirmos a dor emocional, vamos nos traumatizar.

Quando reprimirmos um sentimento, o enviamos para o inconsciente, e por lá toda a carga emocional nos afeta trazendo sintomas desagradáveis, que são diversos.

É natural o sofrimento quando alguém querido morre.

O Budismo fala em aceitação, nessas situações o melhor a fazer é aceitar, e é natural aceitarmos isso.

Mas como o Budismo ensina, e a Psicologia Transpessoal também, a vida é infinita, não se acaba com a morte. Se soubermos que o ente querido que partiu foi para um bom lugar, isso é um consolo para nós.

Se alguém é querido por suas boas ações, com certeza encontrará do outro lado da vida seus merecimentos de estar bem e em um bom lugar.

Uma forma que o Budismo tem de lidar com a dor também, é saber que a separação entre tudo o que existe é uma ilusão, e nossa verdadeira natureza é integrada a tudo, então estamos integrados aos entes queridos.

Um Buda, que é alguém com grande amor, ele normalmente sofre com a morte de alguém querido, mas geralmente ele sabe sofrer mais, colocar as coisas para fora, então acaba sofrendo menos também.

O iluminado tem uma felicidade inerente que o ajuda a estar bem em situações ruins, podendo suportar mais a dor.

Tudo existe dentro de nós, inclusive os entes queridos, então é mais fácil lidar coma dor sabendo disso. Isso é uma mágica da vida, ou uma condição da existência.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Alterações que Ocorreram nos Textos Bíblicos

O que é a Personalidade – Psicologia e Espiritualismo

O que é Caráter – Consciência, Amor e Evolução Espiritual

Menu: