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Ensinamentos Budistas sobre a
Generosidade Por: Ryath (Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
No Budismo existe a pratica da virtude da
generosidade, e cada qualidade espiritual tem um defeito, que é o seu
contrário. O contrário da generosidade é a mesquinhes, e a
transformação que o Budismo nos impele de fazer é deixarmos de sermos
mesquinhos, e nos tornarmos generosos. A tendência da prática é que nos tornemos cada
vez mais generosos, que isso aumente cada vez mais, pois as qualidades
espirituais têm níveis. A generosidade não precisa ser uma coisa de
oferecer algo material, pode ser beneficiar o ser com qualquer coisa que
seja bom para ele, pode ser um conselho, ensinamento, gentileza, bom trato,
amizade verdadeira, carinho e etc. Para o Budismo, a generosidade está ligada a
Vacuidade, que é percebermos que não existe separação entre o eu e o outro,
pois todos fazemos parte de tudo o que existe, e sendo assim não faz sentido
termos ódio dos outros. Em alguns locais da Ásia existe muita pobreza, e
também os monges budistas por lá vivem de acordo como na época de Buda, que
eles eram mendigos ou mendigantes, como se fala, viviam da caridade alheia,
então participando de uma comunidade de praticantes, tendo um professor
espiritual é normal dar dinheiro ou alguma coisa que essas pessoas precisam
para sobreviver e manter sua pratica religiosa, e isso é um ato de
generosidade. Para uma comunidade budista existem três
oferendas que podemos fazer, que é praticarmos o Dharma, que é o que vai
trazer mais benefícios, oferecer trabalho (limpar, fazer panfletos e etc.) e
oferecer dinheiro. Um mestre espiritual que sabe o valor do
autoconhecimento vai se felicitar mais com sua prática, pois ela transforma
sua vida para melhor, em segundo lugar é que é beneficiar o seu centro de
práticas, que é um trabalho necessário também. A grande generosidade que podemos fazer é
melhorar a vida de uma pessoa, e isso pode ser feito se pudermos ajuda-las
nos seus autoconhecimentos, pois autoconhecimento traz a mudança sempre para
melhor, ou ensinar ofícios, como dar cursos profissionalizantes e etc. Muitas pessoas podem trabalhar com o
autoconhecimento, sendo professores de Yoga, terapeutas como psicólogos,
bioenergéticos, acupunturistas, florais ou homeopatas. Tudo isso ajuda
muito. E também podemos oferecer esse trabalho de graça para quem não possa
pagar, mas para tudo isso temos que gostar de fazer esse tipo de trabalho,
muitos trabalhos ajudam os seres humanos, e quase todos beneficiam de alguma
forma, pois como moraríamos sem os pedreiros e arquitetos? Sem os médicos,
como ficaríamos? E sem a polícia ou os bombeiros? Atuar com o autoconhecimento também pode ser na
publicidade, ajudando a divulgar o que formas das pessoas se autoconhecerem,
como fazerem praticas religiosas, seguir uma crença espiritual e etc. É sempre importante fazermos algo que gostamos. Ajudar uma pessoas de rua a se alimentar também é
valido, pois você está ajudando um dia na vida dessa pessoa, pois também
será muito ruim se esse ser não tiver do que se alimentar. Toda ajuda é bem-vinda, e se feita desvinculada
do ego, como o orgulho e a vaidade, então isso vai trazer autoconhecimento. Com boas intenções progredimos no
autoconhecimento, e as emoções ruins com relação a esse trabalho atrapalham. Se formos sacerdotes também ajudamos trabalhando
com o autoconhecimento, as religiões proporcionam esse trabalho interno. Existem muitos caminho que podemos seguir com a
generosidade. Dentro do Budismo, que transforma nossa vida
também é bom que ele seja praticado, então ajudar a preservar textos
antigos, fazer traduções, levar informações e divulgação, tudo isso ajuda. E
é claro que ele não é a única religião que oferece esse tipo de ajuda, mas
muitas outras o fazem. É como ensina Dalai Lama, a melhor religião é aquela
que te faz melhor, e nós temos a liberdade de escolher conforme nosso gosto. Só encontraremos nossa religião verdadeira se
seguirmos nosso coração, assim como só encontraremos o nosso trabalho para
ajudar os outros, é fazermos também seguir nosso coração e olhar para
dentro. A pratica budista evolui para dois lados, em
sermos melhores para nós mesmos, e também para os outros.
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