Entendendo o Sofrimento que Buda Passou

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Buda era vedado de conhecer o sofrimento que passam os seres humanos, ele viveu em um Palácio achando que aquela vida nunca iria acabar, cercado de lindas mulheres que lhe davam prazer e para ele elas eram eternas, uma situação que nunca acabaria na mente dele.

Por causa de uma profecia que dizia que Sidarta seria ou um grande governante, ou um grande líder espiritual, seu lhe vedou sair do seu palácio, ficar cercado de prazeres, lhe vedando o conhecimento do sofrimento e da morte.

Quando o filho do rei, Sidarta, queria sair fora do palácio preparou a cidade cuidadosamente para que ele não visse sofrimento ou morte, pois o pai do Buda não queria que ele se torna-se um líder espiritual, mas sim um governante.

Buda foge do palácio e ao nesse passeio viu coisas que o fizeram conhecer o sofrimento e a morte, assim entrou em crise, pois durante toda sua vida não conheceu a dor ou o término de uma vida, isso o deixou em crise.

Imagine se você vive-se só de prazeres, sem conhecer o sofrimento, ou o envelhecimento, ou a morte, o lado ruim da vida, e deferente o conhece-se, lhe é apresentado, como se sentiria?

Eu passei por algo parecido quando era muito criança, eu não sabia que as pessoas morriam, quando um menino me contou que morríamos eu entrei em depressão, fiquei por muito tempo assim até que me minha mãe contou que quando morríamos a vida não acabava, mas sim íamos para o céu.

As descrições da vida de Buda não contam que ele entrou em depressão, mas sim que entrou em grande angústia e crise de existência.

Foi justamente o que o pai do Buda fez para afastá-lo de virar um líder espiritual que o jogou vida religiosa, pois fugiu de casa e se aliou a grupo de ascetas dedicados a uma severa vida, onde não praticavam nenhum desejo mundano, que era tudo o contrário do que fazia na vida.

O ascetismo tem praticas de auto-mortificações, além de não poderem praticar nenhum desejo mundano, imagina o quanto seria difícil isso para alguém que só conhecia os prazeres, mas talvez por conhecer a realidade de somente prazeres, a dor era mais forte, e o estado emocional dele talvez não o deixavam aproveitar direito a sua situação, então ele se dedicou a criar uma solução para sair do sofrimento.

Naquela época era comum tratar a angústia com mais veracidade na prática, causando mais sofrimento.

Até que chegou o momento que Sidarta de tanto praticar não viu resultado algum, além de ter o insight que aquelas praticas não levavam a iluminação, pois era isso que tornaria o filho o Buda.

A palavra Buda significa iluminado.

Então o filho do rei abandona aquelas praticas, e nelas continham técnicas para o que chamamos hoje de viver de luz, que é absorver a energia e nutrientes atrás do prána, da respiração e da luz solar. Com isso ficou esquelético e só comia um grão de arroz por dia.

Então o filho do rei volta a se alimentar bem e praticar meditação, assim conseguiu atingir o Nirvana, e a partir dai suas questões existenciais não causaram mais sofrimento e ele se tornou extremamente feliz e muito dedicado ao bem.

Hoje Buda é um grande exemplo, pois foi uma pessoa normal que atingiu a iluminação, e por ser uma pessoa normal, mesmo que tenha pertencido a nobreza, é sinal de que ele sendo um humano comum, e nós também o somos, então podemos, e todos podem atingir o Nirvana.

Porém é necessário explicar que a situação do Buda quando não havia ainda chegado a iluminação, que o Nirvana foi a solução para o sofrimento dele, pois vivia uma situação singular de dor emocional, mas que o Nirvana traz mesmo é o fim da insatisfação, ensinado pelo Budismo.

O Nirvana tira muito mais as pessoas da insatisfação do que do sofrimento, mas elimina também a dor, não em todos os sentimos, mas em muitos, e torna a pessoa extremamente feliz, o que inclui a plenitude, então é algo maravilhoso, é um paraíso.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos