Enxergar a Própria Sombra da Psicologia Junguiana

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A Sombra ensina por Jung é tudo o que escondemos de mais reprimido ou imperfeito de nós mesmos e em nós mesmos.

É um lado nosso mais condenado em nossas mentes, por não conseguimos aceitá-los, mandamos automaticamente pra o nosso inconsciente, que é uma região da mente que não temos consciência ou conhecimento do que está lá.

Mandamos para a Sombra o que não podemos aceitar, isso devido ao meio social em que vivemos, e também sobre nossos próprios valores.

Claro que não fazemos isso conscientemente, é uma defesa da mente.

Enquanto essa parte estiver oculta nós não nos sentiremos inteiros, pois uma parte nossa está oculta.

O conceito de Freud de ego, é nossa imagem social, como imaginamos que somos, é o que mostramos para os outros, mas o que existe em nós que vai contra essa visão, é reprimido na hora pela nossa mente para não causar perturbação.

Mas lidar com a Sombra?

R: Buscar trilhar o autoconhecimento, é conhecer o que não sabemos sobre nós mesmos, é resgatar conhecimentos ocultos que existem em nós. Isso melhora a vida demais, torna a capacidade de sermos felizes cada vez maior.

Enquanto os conteúdos da Sombra estiverem por lá, vamos julgar os outros e apontar e detestar o problema que existe nele, mas que na nossa Sombra também existem na gente, mas estão ocultos de nossa percepção, esse é um dos sintomas e defesa para não enxergarmos o que existe em nós.

É extremamente compensador enxergar a própria Sombra, e no final de contas, todos tem a essa parte da mente obscura, não existe motivo para nos envergonharmos disso, e é algo que possibilita nosso avanço da evolução espiritual.

Todo esse sistema de sintomas, de defesa existem para conseguirmos nosso próprio autoconhecimento.

Existem muitas técnicas de autoconhecimento, exercícios espirituais com mandalas, meditações, mantras e muitas outras, ensinamos diversas dessas técnicas nesse site, basta você ir no menu de nossa pagina inicial, e no índice de praticas escolher alguma para fazer.

Além de exercícios espirituais você pode ler sobre o espiritual, fazer psicoterapia, freqüentar uma crença, usar sua mediunidade, aprender magia da luz, acupuntura, tomar florais, homeopatia entre outros.

Muitas coisas dessas tem no nosso site.

Enquanto não trilharmos o caminho do autoconhecimento a vida será pior, e os mesmos problemas provavelmente se repetiram, além de termos vergonhas, segredos, magos, explosões de raiva, deboches, intrigas, falta de auto-aceitação, fantasias descabidas, ódio, ingratidão, calunias, orgulho e muito mais.

Não necessariamente você terá tudo o que falamos, mas muitas coisas sim.

As insatisfações que temos na vida são o resultado de nossa Sombra, do que existe dentro dela, e só nos libertaremos dela se a enxergarmos, pode parecer duro isso, mas é uma coisa maravilha.

Enquanto não descobrirmos nossa Sombra, ficaremos em comportamentos confusos.

Enxergar a Sombra não significa que vai ser o que você viu nela, muito pelo contrário, vamos nos transformar, pois quando enxergamos o que é ruim em nós mesmos, esse ruim vai desaparecendo.

Enquanto a Sombra estiver oculta, viveremos os comportamentos que abominamos sem perceber, mas se a enxergarmos, nos libertamos dela.

Normalmente não enxergamos tudo de uma só vez, mas a medida que progredirmos nosso autoconhecimento, vamos vendo mais e mais, e vamos nos libertando mais e mais, e nos tornando ser humanos melhores, se atingirmos o Nirvana seremos pessoas maravilhosas. 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 Voltar a Pagina Inicial