Estados Alterados de Consciência, Xamanismo, Misticismo e Psicologia

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Nós vivenciamos o estado mental estamos acostumados normalmente, que é o estado de vigília, acordado, onde somos e percebemos a nós mesmos, nos percebemos como indivíduos separados de tudo o que existe, com o que podemos perceber de nossa personalidade, pensamentos e emoções.

Esse estado que temos que quase sempre ficamos, é o considerado normal pela humanidade, pois é comum a todos, porém em estados de praticas espirituais, como a meditação, ou quando dormimos o nosso estado de consciência muda.

Muitas pessoas pensam que estar em estados diferentes do normal é loucura, mas não é, inclusive quando mudamos nosso estado de consciência com praticas espirituais, atingimos estados melhores de equilíbrio e saúde psíquica.

Nosso cérebro produz substancias que podem mudar o estado de consciência, e essa informação é algo cientifico, e buscarmos estados de consciência diferente, o ser humano muitas vezes busca, e é importante que isso seja algo saudável, somente sentido em estados de práticas espirituais, ou quando chegamos a certos níveis de evolução espiritual grandes, como a iluminação e além dela.

As crianças buscam alterara a consciência em um simples gesto de ficar girando até ficarem tontas.

Algumas pessoa procuram mudar o estado de consciência com esportes radicas e perigosos, outras no êxtase religioso, outras na meditação, outros com dança e outros no esporte ou academia, aumentando o nível de endorfina e etc.

No Xamanismo se fala nesses estados alterados de consciência, e as vertentes das religiões místicas também, existe o Cristianismo Místico, que tem diversos santos católicos que o praticaram como São Francisco, Madre Teresa de Calcutá, Santo Agostinho, entre muitos outros.

O Zen é a vertente mística do Budismo, e o Vjarayana também tem o Misticismo envolvido em suas práticas.

Vajrayana é o Budismo Esotérico, eles também ensinado coisas do Zen também.

Porém o Zen é considerado a vertente mística, já o Vajrayana é o ramo esotérico do Budismo.

O Taoísmo e o Xamanismo são religiões ou espiritualismos místicos.

O Sufismo é a tradição mística do Islamismo.

A Psicologia Transpessoal é o ramo da Psicologia que estuda esses fenômenos de aumento da consciência, ou estados alterados de consciência.

O Xamanismo chama estes estados alterados de consciência de sagrados, o que é muito bonito.

Para o Xamanismo, esses estados envolvem o transe, mas também a capacidade de viajar para outras realidades, e nelas encontrar animais, vegetais, mentores espirituais, obter curas e aumentar o autoconhecimento.

A Psicologia Transpessoal busca tentar com exercícios, fazer seus pacientes atingirem esses estados alterados de consciência, e eles trazem a cura e o autoconhecimento.

Os estados alterados no Xamanismo são vivencias de viagens astrais e no tempo, mudança de forma e transformação em animais.

Estes estados alterados têm diferentes graus de vivencia.

Expandindo a consciência podemos nos conectar com nossa verdade interior, aumentando nosso grau para perceber verdades que existem dentro de nós. Então sentimos, notamos a energia e até mesmo a enxergamos.

Assim nos ligamos ao que é sagrado, e com a fonte de tudo que nos acontece, indo para os níveis mais profundos de nosso ser.

Muitos desses estados de consciência diferentes tem muitos nomes, desde a ciência até as doutrinas místicas que abordamos, como samadhi, satori, estado alfa, Nirvana, supra-consciência, integração, Vacuidade e etc.

Para o Xamanismo estas vivencias ou níveis de consciência são a conexão do corpo, da alma e da mente. Eles fazem um trabalho de cura que envolve a criação de imagens que se comunicam com os órgãos, tecidos e células por exemplo, onde tudo se modifica.

Existem um numero muito grande de técnicas para conseguir mudar o estado que a consciência, como tambores, musicas, posturas do corpo, jejum, respiração e etc, e através deles encontramos uma exigência divina, onde se acessa estados de sabedoria superior, sem esquecer que isso traz autoocnhecimento.

Muitos sábios falam que a consciência alterada que é além da razão e das explicações.

Sidarta Gautama quando atingiu a iluminação não sabia como expor o que ele passou para os outros, não tinha palavras, e então ele ouve uma voz celestial que fala para ele fazer como os Budas do Passado, usar comparações e analogias.

O Xamanismo sabe como entrar e sair desses estados de consciência, e para eles a doença vem do mundo espiritual, onde o foco principal da cura não é o corpo, mas a alma, que perdeu seu poder pessoal e permitiu a entrada da doença, pois assim ela não volta.

As visões provocadas pelos Xamãns são causa a liberação de substancias químicas, e elas são importantes para a regulação da saúde.

As imagens geradas pelas técnicas Xamanicas são mensagens para o sistema imunológico, assim eles criam mais glóbulos brancos, que são os responsáveis para acabar com doenças no nosso corpo.

A saúde é quando nossa visão de mundo está em equilíbrio com o universo.  

Com o Xamanismo se pode comunicar com os animais, plantas, estrelas, minerais, mentores e etc. e através da alteração da consciência vivenciamos a vibração do universo.

Um estado de consciência em que nos fundimos ao universo traz grande prazer, é indescritível e muito bom, é a plenitude e o êxtase, é o paraíso, se sente muito amor, e ele nos torna seres humanos muito melhores.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Alguns textos indicados:

O que é Felicidade

Não se Preocupe com quem Fala Mal de Você

Um Exemplo da Diferença entre Amor e Apego

Um Caso Muito Comprovado Sobre a Reencarnação

 Voltar a Pagina Inicial