Examinar a Si Mesmo e Auto-Responsabilidade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Além da meditação, o Taísmo também nos recomenda olharmos sempre para dentro, fazermos um exame interno e ter isso como hábito.

É sempre importante refletirmos sobre o mundo interior, e como que o mundo exterior afeta o interior.

É sempre importante refletirmos sobre nós mesmos, e isso faz parte do caminho, que é o Tao.

Precisamos ser honestos com nós mesmos sobre o que enxergamos, não criar desculpas para nossos defeitos e erros, mas sim aceita-los de tal forma que não nos critiquemos ou nós mal vermos, temos que ter paz e harmonia em todos os atos internos, e estar bem conosco mesmo.

Olhar para o interior não é só para enxergar erros e defeitos, mas coisas boas, como nossas virtudes, que são qualidades espirituais, como bondade, honestidade, generosidade, compaixão, amor e etc.

Mas olhar para si mesmo não se resume somente a ver virtudes e defeitos, mas sim quem nós somos, do que gostamos, do que nos faz bem, de como agimos em cada situação.

Olhar para dentro continuamente, fazer força para enxergar o que é difícil de ver.

O Taoísmo nos ensina que nossas ações são criadas por nós mesmos, então temos responsabilidade com o que nos acontece, e isso pode também dar postas de quem somos.

Olharmos o que fazemos nos mostra quem somos.

Também é importante dizer para não colocarmos a culpa no outro sobre o que nós fazemos, mas sim assumirmos nossas atitudes.

Olhar para dentro é uma atividade espiritual, e muito boa se formos honestos e não nos enganarmos.

Existiu uma mensagem que viralizou na internet dizendo que ensinava que temos dois cachorros dentro de nós, e que um é bom e o outro ruim, então qual decidimos nutrir?

O Taoísmo ensina a mesma coisa, que temos alegria e ira, felicidade e infelicidade, orgulho e humildade, satisfação e insatisfação e etc.

Muitas vezes culpamos o outro pelo que nos acontece, mas nossas emoções e pensamentos guiam nossas ações, e elas surgem de dentro de nós mesmos, então somos responsáveis pelo que acontece.

Devemos ao invés de culpar o outro, nós questionar de porque fazemos as coisas que fazemos, porque sentimos e pensamos, o que sentimos e pensamos, pois a raiz da liberdade de nossos problemas está dentro de nós. 

Olhar para si mesmo e extrair as repostas corretas é ganhar harmonia, paz, equilíbrio, esperança e autoconfiança, assim como a mudança do que é ruim, que se transforma em boas coisas.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Espiritismo e Atingir o Nirvana em uma Só Vida

Desilusão é Perder uma Ilusão

A Importância de Ser Verdadeiro e Seguir Seu Interior no Namoro

 Voltar a Pagina Inicial