Existem Ensinamentos Velados no Zen Budismo?

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

No Budismo Esotérico sabemos que existem ensinamentos secretos, isso é normal, mas no Zen o que é velado, é que precisamos praticar para entender, são textos difíceis, só colocando eles na vida para ter o entendimento, isso leva um certo tempo.

As vezes você pega livros e não entende nada, mas com o tempo e outras leituras vai entender.

Minha experiência com o entendimento do Budismo é diferente, pois sou Umbandista, e quando comecei a entender o que se diz nos livros e textos budistas me levou a conflitos internos, pois os ensinamentos pareciam contrários a Umbanda, que ensinava sobre amor, a importância dos nossos sonhos, e sonhos são desejos muito grandes, então lia na religião de Buda dizia para não ter desejos, viver o presente, deixar de lado o passado e o futuro, então para mim eram coisas contraditórias.

Depois que entendi que para o Budismo viver o presente não significa abandonar sonhos e desejos, que apesar deles só se realizarem no futuro, mas que viver o presente significa viver o absoluto, sentir completude e estar consciente, concentrado no tempo presente, mas que isso não faz nossos sonhos e desejos desaparecerem, até inclusive existe uma frase de Dalai Lama, que diz para vivermos de uma forma que tenhamos esperança que vamos realizar nossos sonhos um dia.

Também sobre os desejos, entendi que no Budismo falar que temos que eliminar eles é um erro de tradução, que as palavras tanha, mana e diti significam só vontades ruins, não as boas, mas são traduzidas como se fossem todos eles.

Também que eliminamos as vontades ruins desenvolvendo o autoconhecimento.

Fora isso o que é velado no Zen são os ensinamentos de um mestre para um discípulo, nada demais envolvendo magia e ocultismo.

Também as conversas que o Monge tem geralmente de ano em ano com um praticante, essas conversas não podem ser contadas para ninguém, é como no confessionário, o reverendo Genshô conta que até esquece, e busca isso, pois diz respeito somente ao consultado, não a ele, fora que são tantos atendimentos desse tipo que ele acaba esquecendo.

O Budismo Tibetano é Esotérico, então é normal ter segredos e coisas veladas, o que é positivo para sua crença, mas o Zen não tem nada desse tipo.

O Zen é a linha mística do Budismo, mas Misticismo e Esoterismo são coisas diferentes, mas também fascinantes.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial