FRASES DE CONFÚCIO 2

Por Carlos Antonio Fragoso Guimarães

 

Estas são algumas transcrições dos ensinamentos de Confúcio, apenas para se dar uma idéia de seus ensinos:

"Um jovem em casa deve amar os pais, e fora de casa respeitar os velhos. Deve ser discreto mas, ao mesmo tempo, falar com convicção quando se fizer necessária a sua ação; deve amar a todos os homens, sem distinção, e alegrar-se com as pessoas de bom coração. Se assim se portar, terá condições de bem se governar e a outros".

"Se tiverdes acesso à fama, comporta-te como se estivesses a receber um hóspede; se estiverdes no governo de um povo, comporta-te como se estivesses pronto a oferecer um grande sacrifício".

"Para onde quer que fores, vai todo, leva junto teu coração".

"Não te suponhas tão grande ao ponto de pensares ver os outros menores que ti".

"Lembre sempre que existes porque existiram outros antes de ti".

"Se queres demosntrar como queres ser tratado, trata desta forma primeiro aos demais".

"Se o povo for conduzido apenas por meio de leis e decretos impessoais e se forem trazidos à ordem apenas por meio de punições, ele apenas procurará evitar a dor das punições, evitando a transgressão por medo da dor. Mas se ele for conduzido pela virtude e trazido à ordem pelo exemplo e pels ritos em comum, ele terá o sentimento de pertencer a uma coletividade e o sentimento de vergonha quando agir contrário a ela e, assim, bem se comportará de livre e espontânea vontade".
 

Confúcio se via apenas como um professor e, no máximo, reformador social, sem querer formar uma religião ou mesmo uma doutrina com traços próximos ao de uma religião. Não se apresentava como um homem santo e nem especulava ou ensinava sobre os mistérios do universo. Respeitava aquilo que ele chamava de "nível transcendente do mundo" e exigia que da mesma forma como é necessário uma ética para com os homens, assim deveria haver o mesmo respeito para com a divindade, mas não se aprofundava em discorrer sobre as relações do homem com o Divino, pois julgava que elas se tornariam mais puras à medida em que mais puras fosses as relações dos homens entre si. Seu empenho pleno era o de que o homem agisse moralmente, de acordo com os ditames do coração e da razão, pois o indivíduo só se desenvolvem plenamente no meio do coletivo que o sustenta e o eleva ou rebaixa.  Assim, pois, é contrivertida a classificação do confucionismo como religião, no sentido convencional do termo.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas