FRASES DE
CONFÚCIO 2
Por Carlos Antonio Fragoso Guimarães
Estas são algumas transcrições dos
ensinamentos de Confúcio, apenas para se dar uma idéia de seus ensinos:
"Um jovem em casa deve amar os pais, e fora
de casa respeitar os velhos. Deve ser discreto mas, ao mesmo tempo, falar
com convicção quando se fizer necessária a sua ação; deve amar a todos os
homens, sem distinção, e alegrar-se com as pessoas de bom coração. Se assim
se portar, terá condições de bem se governar e a outros".
"Se tiverdes acesso à fama, comporta-te como
se estivesses a receber um hóspede; se estiverdes no governo de um povo,
comporta-te como se estivesses pronto a oferecer um grande sacrifício".
"Para onde quer que fores, vai todo, leva
junto teu coração".
"Não te suponhas tão grande ao ponto de
pensares ver os outros menores que ti".
"Lembre sempre que existes porque existiram
outros antes de ti".
"Se queres demosntrar como queres ser
tratado, trata desta forma primeiro aos demais".
"Se o povo for conduzido apenas por meio de
leis e decretos impessoais e se forem trazidos à ordem apenas por meio de
punições, ele apenas procurará evitar a dor das punições, evitando a
transgressão por medo da dor. Mas se ele for conduzido pela virtude e
trazido à ordem pelo exemplo e pels ritos em comum, ele terá o sentimento de
pertencer a uma coletividade e o sentimento de vergonha quando agir
contrário a ela e, assim, bem se comportará de livre e espontânea vontade".
Confúcio se via apenas como um professor e,
no máximo, reformador social, sem querer formar uma religião ou mesmo uma
doutrina com traços próximos ao de uma religião. Não se apresentava como um
homem santo e nem especulava ou ensinava sobre os mistérios do universo.
Respeitava aquilo que ele chamava de "nível transcendente do mundo" e exigia
que da mesma forma como é necessário uma ética para com os homens, assim
deveria haver o mesmo respeito para com a divindade, mas não se aprofundava
em discorrer sobre as relações do homem com o Divino, pois julgava que elas
se tornariam mais puras à medida em que mais puras fosses as relações dos
homens entre si. Seu empenho pleno era o de que o homem agisse moralmente,
de acordo com os ditames do coração e da razão, pois o indivíduo só se
desenvolvem plenamente no meio do coletivo que o sustenta e o eleva ou
rebaixa. Assim, pois, é contrivertida a classificação do confucionismo como
religião, no sentido convencional do termo.
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