Fritz Perls e o Zen – Uma Psicologia com Influência do Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Fritz Perls, o criador da Gestalt terapia viajou ao Japão para praticar o Zen Budismo. Ele era atraído por essa religião pela sabedoria que expressava, e justamente, a religião de Buda exerceu muita influência em sua psicoterapia.

Diversos teóricos da Psicologia começaram fazendo parte da Psicanálise de Freud, mas debandaram e desenvolveram seus próprios métodos, e justamente, a busca de Perls pelo Zen Budismo se deu quando teve seu afastamento dos métodos psicanalíticos.

O Florescer da Psicologia se deu muito com o começo da Psicanalise, e diversos autores geniais formaram seus métodos de terapia.

Perls procurou o Budismo como alguma forma de amparo pela perda da Psicanalise, e são duas técnicas que trabalham para o autoconhecimento e trabalho interior.

Fritz citava muito o Zen em seus escritos, e usava termos budistas como Satori, Koan e Vazio, sendo o que esse ultimo é se tornou um conceito importante de sua teoria, o vazio fértil.

Diversos autores da Gestalt Terapia recorreram ao Zen, a meditação e ao Taoísmo para seus conceitos.

A palavra Zen significa meditação, e essa é uma escola budista que prioriza a pratica.

Existem muitos tipos de meditação no Zen, como meditar andando, comendo, fazendo a cerimônia do chá, mas a mais importante de todas é o Zazen, que significa meditação sentada. 

Então podemos afirmar que o Zen influenciou muito a Gestalt.

O Satori comentado por Fritz significa iluminação súbita, justamente o grande objetivo do Budismo, e a pessoa que consegue isso recebe o nome de Buda.

Buda não é só o criador do Budismo, mas são todas as pessoas que atingiram o Nirvana, o Satori, e quando conseguem isso se tornam extremamente felizes.

No Japão o Zen muita influência na arte e no esporte, tendo um estilo de pintura, de arco e flechas, poemas, arranjos florais, a luta de espadas, a caligrafia e etc.

Uma grande influência que o Budismo exerceu sobre a Gestalt foi o modo de vivermos a experiência do momento de agora, que é a chamada da atenção plena, e é um dos treinamentos no Zen e outras escolas da fé de Buda, para se atingir o Nirvana, junto com a pratica da moral e da meditação.

Viver o momento presente é a conscientização do momento de agora, que priorizam a experiência vivida, e existem muitos métodos e técnicas para conseguir esse estado.

Viver o presente é estar centrado na experiência que se está vivendo, mas sem que os pensamentos te distraiam e levam a mente para outros momentos que não sejam o agora, mas sim o passado ou o futuro.

Para Perls viver o aqui e agora é o que existe de mais importante na Gestalt, pois isso leva a um crescimento pessoal, ao desenvolvimento da consciência, e isso traz a cura.

Viver o aqui e agora é viver a experiência do momento, sem que nada atrapalhe isso.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Escutar o Coração, a Intuição que leva a Evolução Espiritual

Sentimentos, Sonhos, Desejos, Coração e Evolução Espiritual

Aparência e Capacidades do Espírito – O Copro Átmico - Divino

Menu: