Gampopa e o Surgimento da Escola Kagyu do Budismo Esotérico

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Essa tradição surgiu a partir dos ensinamentos do mestre Gampopa, que viveu entre 1070 há 1153 D. C.

Gampopa foi um mestre erudito com muito conhecimento, um exelente médico, e sua vida foi profetizada por Sidarta Gautama, o Buda histórico, transmitindo essa informação a um de seus discípulos.

Inicialmente o mestre Gampopa começou na linhagem Bikshu Kadampa, e recebeu ensinamento de grandes mestres desta tradição na época.

Gampopa estudou os ensinamentos de Atisha e Dromtonpa, e dentro da tradição Kadampa escreveu o livro “A Jóia do Ornamento da Libertação”.

Recebeu o apelido de dois rios que se tornam um, depois de estudar “As Seis Jóias de Naropa” e do Mestre Milarepa, um renomado Buda, muito conhecido na tradição tibetana, e também aprendendo sobre o Kagyupa do Mahamudra.

Gampopa organizou ensinamentos e colocou o nome da sua escola de Dhagpo Lardye.

O nome Kagyu significa “Linhagem dos Quatro Mensageiros”, porém é traduzido como tradição oral, que não é precisa.

O Budismo como um todo tem um problema de tradução grande, onde é muito difícil adaptar algumas línguas como a tibetana, o sânscrito e outras orientais, que muitas vezes levam a uma compreensão errada, como acharem que desapego é frieza e desafeto, que todo desejo é uma coisa negativa e não deve ser praticado, que o Nirvana leva ao fim de todo sofrimento, que viver o presente é sumir com o passado e o futuro, entre muitos outros erros, temos bastante textos nesse site explicando esses enganos.

O principal mestre de Gampopa foi Milarepa, que foi o transmissor da linhagem Marpa.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Deuses Hindus

O Hinduísmo

As Religiões, seus Caminhos de Autoconhecimento e o Universalismo

 Voltar a Pagina Inicial