Insatisfação e Prazer, Satisfação e Felicidade - Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Nossa sociedade vê o dinheiro, o prazer e o consumo como felicidade, talvez porque a grande maior parte da população é materialista, ou talvez por interesses de propaganda em querer vender produtos, ou porque um desses motivos alimente o outro.

Para o Budismo o prazer não é felicidade.

É importante ter dinheiro, inclusive para ajudar os outros, e ter lazer e condições dignas de viver também, mas o problema disso é procurar a felicidade no lugar errado.

Se não formos materialistas, o dinheiro não é problema.

Segundo Lama Michel Rinponche a felicidade é o estado de grande bem estar, sem desejar que nada seja diferente do que é.

A terapeuta budista Bel Cesar ensina que quando estamos bem, estamos satisfeitos com a realidade, isso é satisfação.

O Budismo procura exterminar dukka, que é traduzido erroneamente como sofrimento, mas na verdade significa insatisfação.

A insatisfação traz um certo sofrimento, mas o que o Budismo busca que as pessoas conquistem é a felicidade.

O Nirvana é uma felicidade gigantesca, o principal objetivo do Budismo, e também na linha do Mahayana se procura atingir a iluminação para ajudar os outros a conquistá-la, assim multiplicamos a felicidade e o bem estar.

Bel Cesar ainda ensina que na felicidade você não quer que nada seja diferente, então encontra a aceitação.

Porém em momentos de sofrimento, uma pessoa que seja iluminada pode querer sim mudar a realidade, desejar que ela seja diferente.

Existe uma ignorância nas pessoas geralmente no que traz felicidade, e o Budismo é um religião que se importa muito em mostrar o que é a felicidade, engajando na busca dela, e a melhor maneira de ser feliz é atingindo a iluminação.

Por isso que o budismo é chamado de Psicologia, além de ser uma religião e filosofia, e porque não dizer arte também, pois existem imagens e decorações lindas e harmônicas, além de praticas com mandalas na linha esotérica dessa religião.

O ser humano é mais feliz tendo um objetivo eterno na vida, e a iluminação é um objetivo eterno, pois é uma conquista que vai ficar para sempre, e mais além disso, sempre aumenta aumentando os níveis de felicidade, Buda ensinava que o Nirvana não é o final, mas que ele também tinha mais o que aprender.

A iluminação tem níveis.

Objetivos do mundo material ficam por aqui, muitas vezes no sentido de atingirmos esses objetos, pois vão acabar um dia, o dinheiro não vai para nós nas nossas próximas vidas em outras dimensões, agora o que carregamos na alma vai.

Objetivos materiais podem se tornar frios e sem sentido em algum momento da vida, mas conquistar algo muito bom pela eternidade é muito recompensador.

A Bíblia pode ser interpretada de diversas formas, e o Mundo Eterno, o Céu, algumas crenças dizem que se trata do Nirvana.

Mas a santidade é como os Católicos chamam o Nirvana, é a linguagem deles, e quase todas religiões trazem esse objetivo, a iluminação, mas cada um tem uma linguagem para essa conquista.

Mas para o Budismo a iluminação é um destaque, nem todas religião tem um destaque assim, mas servem para que as pessoas se melhorem a si mesmas nos seus caminhos de autoconhecimento.

Os evangélicos não acreditam na santidade, é a religião que conheço que não tem esse conceito, não sei as outras.

O Budismo, a Umbanda, o Catolicismo, Taoísmo, Hinduísmo, o Espiritismo, o Judaísmo com a Kabalah e muitas outras crenças tem esse conceito de iluminação com suas linguagens próprias.

Certa vez o reverendo Genshô disse que o Budismo é multidisciplinar, seus métodos de enxergar a realidade se estende a outras crenças, então todas elas tem seus iluminados, santos, e o Budismo reconhece isso.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos