Japamala – O que é, Como Utilizar e suas Vantagens

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Japa significa sussurrar, murmurar, e Mala significa colar.

Japamala é um colar de falar baixinho, que normalmente tem 108 bolinhas, que servem para contar mantras ou orações, pois cada repetição que fazemos andamos com os dedos uma bolinha, e assim podemos fazer o numero que é considerado o ideal, sem ter que contar na cabeça, o que pode atrapalhar a concentração.

A pratica com a Japa pode ser murmurada, ou seja, falando baixinho, mas pode ser em voz alta ou também apenas com nossa voz mental, de dentro da nossa cabeça.

Quem possui um Japamala o utiliza no Budismo ou na Yoga somente para fazer mantras ou orações, mas acaba sendo um símbolo da pratica, criando essa associação, toda vez que olhamos para o Japa, já vamos entrando no estado de espírito necessário, pois fazemos a associação do objeto com a nossa ação mental e emocional, o que ajuda.

Nossa mente faz associação com as coisas, então quando vamos a um hospital que sofremos muito, quando entramos nele lembramos de tudo o que passamos e podemos nos sentir mal, a associação do Japa com o estado mental da pratica é a mesma coisa, só que provoca coisas positivas, não negativas.

O Japamala nos ensina a viver o presente, ou seja, não podemos nos deixar levar por pensamentos durante a pratica, só nos concentrando apenas no mantra, e isso nos leva ao estado mental de meditação.

Então nos beneficiamos duplamente, que é tendo o beneficio que o mantra trás, e o benéfico que o estado da mente de meditação também traz, que é o autoconhecimento.

Então a pratica do Japamala desenvolve nosso foco e autoconhecimento, o que beneficia no dia a dia, e também nos ajuda a viver o presente, nem no passado, e nem no futuro, e isso além de tudo é um estado meditativo e um treino para irmos mais fundo na meditação, que pode ser deitada ou sentada.

Na pratica da meditação, que ocorre também com o Japa, nos ficamos o tempo não nos deixando capturar por pensamentos, e toda vez que um pensamento aparece, se deixarmos nos levar por eles, saímos da concentração.

O fato de sempre estarmos voltando ao foco, isso nos ajuda a fazermos isso também no dia a dia, nos dá esse hábito, então nos ajuda a vivermos o aqui e agora o máximo tempo possível, então nos ajuda no dia a dia, vivermos o absoluto, sem deixarmos, é claro, nosso sonhos de lado, eles ainda vivem dentro de nós e desejamos realizá-los também, mas vamos estar mais focados.

O conhecimento do significado do mantra também ajuda a nos manter concentrados. 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Meditação para Atingir o Nirvana

Nosso Planeta é um Ser Vivo

As Criticas do Mestre DeRose ao Espiritualismo e Formas de Yoga

 Voltar a Pagina Inicial