Karma, Deus, Budismo, Umbanda e Outras Crenças

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Para as religiões ocidentais que acreditam em karma é comum a idéia de que não existem injustiças, o que existe é fruto de nossas ações, mesmo de vidas passadas, onde não lembramos que fizemos de errado.

Isso ocorre justamente porque acreditamos que existe um Deus, que ele é justo e que existe o karma.

Porém no Budismo, sem a idéia de um Deus, é difícil imaginar que a justiça prevaleça sem que exista alguém racional cuidando do mundo, fazendo com que os fenômenos aconteçam, e que exatamente tudo o que fizemos volte para a gente.

Porém para o Budismo, que não ensina sobre Deus, nem que ele exista ou que não exista, mas também tem a idéia de justiça, de que tudo o que fazemos volta.

Para o Budismo, tudo, exatamente tudo o que fazemos volta para nós, na medida certa, e isso é a justiça operando.

O Budismo tem pontos muito iguais ao que professamos por aqui com o espiritualismo do ocidente, tanto do Espiritismo, como da Umbanda e das diversas escolas espiritualistas, e ele tem muitas informações sobre o que chamamos de Plano Espiritual, dando dados iguais ao temos sobre o assunto, mas isso não é destacado na religião de Buda.

O que é destaque na religião de Buda é a sua Psicologia, a busca pelo Nirvana, como são os processos mentais, como é a mente perante o sofrimento e a insatisfação e etc.

É justamente por causa do destaque do destaque da Psicologia Budista que muitos não acham que ela é uma religião, mas ela tem elementos religiosos e de fé, pois tem rituais e ensinamentos sobre a vida após a morte, outros mundos e dimensões e etc.

Existe uma tendência a querer psicologizar o Budismo, dando interpretações psicológicas para ensinamentos sobre a vida após a morte, os seis reinos do Samsara, e isso ocorre justamente por pessoas que não vêem a religião com bons olhos, e não querem que algo que gostem tenha elementos do que não acham bom, mas isso é ilusório.

Uma das evidencias de que o Budismo não é apenas psicológico, que na minha opinião são indícios muito fortes, é que os ensinamentos da realidade do pós morte ser igual a de religiões ocidentais, que não é Psicologia, mas sim a constatação de como é a vida após a morte, onde podemos plasmar o que desejamos, onde podemos voar, onde somos atraídos para os locais que tem afinidade com o que passa na nossa mente e emoções, e entre outras, é que sim, o os assuntos espirituais do Budismo, tratam do que é espiritual. Além do uso de rituais que envolvem velas, flores, mandalas, imagens, assim como toda religião professa, e não podemos dizer os fundamentos disso são da ciência atual, pois não são, pois são a forma de lidarmos com o espiritual.

O karma para a Umbanda é tratado por Deus, e pelas divindades que ele criou para atuar nessas áreas, que são os Orixás, que são: Xangô, Iansã, Oro Iná e Ogum.

Para a Umbanda Deus se dividiu em 64 Orixás, que regem e cuidam do mundo, cada uma de um aspecto que é referente a parte de Deus que eles são.

Mas Deus, ou como se chama na Umbanda, Olorum, ele se refez após se dividir, sem perder nenhum parte sua, mas cada Orixá cuida de aspectos da realidade, e esses quatro que citamos cuidam do karma, e de outros aspectos da criação também, e assim existem seres cuidando na devolução do que cada ser tem que passar, mediante as suas ações passadas.

Não que a crença em Deus ou nos Orixás divirja do Budismo, pois ele não nega o Criador de tudo ou os Orixás, mas não entra na questão da existência ou inexistência dessas vida magnânimas.

Você que é budista, já parou para pensar que para o karma voltar na medida certa precisa de seres atuando racionalmente para que isso aconteça? O que você acha?

O que faria o karma voltar na medida certa se não existe uma consciência por trás disso?

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Fundamentos do Infinito e do Progresso Espiritual Eterno

Crenças Limitantes Referentes à Evolução Espiritual

O Caminho do Coração e o Caminho da Mente

Menu: