Livre Arbítrio VS Controlismo

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

Respeitar as decisões dos outros, suas vontades e sua liberdade de ação é o oposto de tentar controlá-lo.

Deus deu o livre arbítrio para nós, o controle sobre tudo era do criador, mas ele nos deu o poder sobre nossa vida, das decisões que podemos exercer no domínio de nossa própria vida entre as opções possíveis que podemos ter.

Exercer controle sobre o outro é decidir por ele coisas que caberiam a ele, então ocorre perde a liberdade.

O poder no caso que estamos abordando nesse texto é sobre o outro, muitas pessoas gostam de exercer isso, mas traz conseqüências karmicas.

Pessoas egoístas que não se preocupam com a felicidade e bem-estar do outro não vêem problemas em controlá-lo, e essas pessoas que só vem o seu lado e querem controlar tudo, o que não é possível e acaba acarretando frustrações e karmas por buscar tirar a liberdade do outro, comumente usando jogos estratégias de manipulação, enganando o outro para conseguir dominá-lo. Esse comportamento descrito nesse parágrafo é típico e constante de pessoas egoístas.

Para serem felizes as pessoas precisam ter domínio da própria vida, fazer escolhas baseadas no que gosta e no que é bom para si e os outros.

Pessoas egoístas tiram a liberdade de outros, querem escolher por eles, mas isso pode mudar se a pessoa quiser e buscar ajuda espiritual ou psicológica.

Não controlar o filho não significa que você não deva educá-lo, são duas coisas diferentes, pois sim a tarefa dos pais é educar.

É muito importante orientar os filhos, passar bons valores como o bem e a bondade, mas não só isso como freqüentar uma religião, estudar, não usar drogas, usar camisinhas e etc. Isso não é manipulação, mas passar coisas boas.

Já o controlismo ocorre em campos da vida que não cabem a escolha dos pais, ou colegas, ou amigos ou par romântico, mas sim o que diz respeito a vida de um individuo como com quem vai namorar, o que fazer no tempo livre, quem serão meus amigos, quem eu sou, o que gosto e é bom para mim entre muitas outras coisas, que tipo de profissão ou atividades que quero praticar, que tipo de vida quero ter, ou que tipo de pessoa quero ser, o que quero vestir, entre muitas outras.

O controlismo sufoca o outro individuo, o que não é prazeroso.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas