Logunã ou Oiá

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Assim como todos os outros Orixás, Oiá (ou Logunã) vive dentro de Deus, foi criada a partir dele como a divindade feminina da Fé e do Tempo.

Outro dia vendo um vídeo no YouTube, um espiritualista dono de um canal disse que o tempo é uma ilusão, eu em particular não acredito nisso, pois o tempo é uma criação de Deus e de Oiá.

Na criação do mundo, junto com Oxalá, Oiá rege a fé, mais não rege junto com esse Orixá o tempo.

Oiá emana a energia de Deus referente a parte a compete a ela sobre a fé e o tempo, sustendo tudo isso na realidade.

Na criação do mundo, Oiá criou o Tempo com a energia de Deus.

Tudo que foi criado por Deus, foi feito a partir de suas qualidades, e o tempo faz parte dessa qualidade divina, cujo foi usada por Logunã.

Nós temos Deus como pai que nos criou, junto a um Orixá, e esses dois fatores nos dá traços de personalidade, do que somos.

Quem é filho de Logunã, tem as qualidades dela, assim como quem foi emantado na criação por outro Orixá, como Ogum por exemplo, tem as qualidades dele.

Deus e um Orixá cria e dá traços de nossa alma, que terá características deles, assim como nossos pais biológicos do qual nascemos nesse mundo, que fazem nosso corpo a partir do material genético dele, ganhamos os traços físicos deles.

Tudo o que é criado, nasce com as características do seu criador.

Então se o tempo é criado como uma qualidade de Deus e de mãe Oiá, então é porque essa característica existe neles, então não é uma ilusão, e mesmo que Deus viva fora do tempo, ele tem essa característica, pois para quem vive fora do tempo, vive todos os momentos como o único presente, assim existindo em todos os momentos.

A área da atuação da fé é o campo da religião, e trabalha junto com Ogum, o Orixá da Lei que coloca ordem no caos religioso.

Os seres que atuam contra as coisas boas, certas e justas na religião são paralisados por Logunã, atingindo somente os que merecem, junto a Ogum.

As religiões possuem proteção espiritual, pois elas ajudam a sociedade e as pessoas individualmente, tanto a conseguirem evolução espiritual, quanto a dar amparo e ajuda na vida.

Está ai a protetora das religiões, junto com Ogum.   

O tempo como é visto na ciência como estando além do espaço.

O espaço é a terceira dimensão, e o tempo é a quarta, porém para quem vive no Plano Astral, já vive a quinta dimensão, como ensina o Esoterismo.

O tempo está no inicio, meio e fim de tudo, mas lembrando que o final é um novo recomeço, pois a existência é eterna, então sempre estaremos vivendo alguma situação.

O tempo é onde as ações acontecem, onde podemos agir, então o Tempo é um mistério dos Orixás: Logunã e Ogum.

O tempo é a cronologia onde as coisas acontecem, pois o movimento tem um tempo, quando levantamos do escritório de trabalho e vamos pegar um café, essa ação ocorre em um tempo, e tem um tempo para ocorrer.

Tudo o que acontece fica guardado na memória universal, e podemos acessar essa memória.

O tempo está atuando tanto no começo, meio e fim das coisas, mas ele em si não tem fim, é eterno, pois a vida é eterna.

O karma também ocorre em um tempo.

Todos os Orixás aplicam a justiça em um determinado tempo, seja no campo da justiça com Xangô, ou no campo da Geração com Yemanjá, e assim sucessivamente.

No passado muitas divindades regerem o tempo, em culturas diferentes, e estas eram a Mãe Logunã, com outros nomes, mitologias ou humanizações, mas aconteceram erros em algumas culturas.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial