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     Mandala no Budismo Vajrayana 
	 Em 
	sânscrito, a palavra a palavra mandala significa círculo. No Budismo 
	Esotérico (Vajrayana), mandala refere-se a um tipo de diagrama, chamado 
	também de yantra, com o simbolo de uma mansão sagrada, o palácio de 
	uma divindade, a dimensão pura da mente iluminada. Geralmente, as mandalas 
	são pintadas como thangkas, representadas tridimensionalmente em madeira ou 
	metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Neste último 
	caso, a mandala é desfeita após algumas cerimônias e a areia é jogada em um 
	rio próximo, para que as bênçãos se espalhem. A dissolução de uma mandala 
	serve também como exemplo da impermanência. Durante as práticas da meditação com os yantras é 
	comum a oferenda de mandalas aos budas. Neste caso, a mandala representa um 
	universo puro, com o Monte na posição central e todos os continentes ao 
	redor dele, repletos de oferendas, metais e jóias preciosas. A mandala é 
	simbolizada por montes de cevada ou por um mudra específico. Ao final da 
	sadhana, o mérito deste ato de generosidade é dedicado à iluminação de todos 
	os seres. As 
	mandalas são muitas vezes constituídas por uma série de círculos 
	concêntricos, cercados por um quadrado que, por sua vez, é cercado por outro 
	círculo. O quadrado possui um portão no centro de cada lado, o principal 
	voltado para o leste, com outras três entradas em cada ponto cardeal. Eles 
	representam entradas para o palácio da divindade principal e são baseados no 
	desenho do templo indiano clássico de quatro lados. Tais mandalas são 
	plantas elaboradas do palácio, visto de cima. Os portais, porém, muitas 
	vezes são "deitados", assim como os muros externos. Estes portais são 
	elaboradamente decorados com símbolos tântricos. A arquitetura da mandala 
	representa tanto a natureza da realidade como a ordem de uma mente 
	iluminada. [...] (John Powers, Introduction to 
	Tibetan Buddhism)  
	 Na suprema experiência da mandala, as cores e 
	formas são simples metáfora. Naturalmente, se percebermos uma paixão muito 
	forte e intensa, podemos reproduzi-la em uma pintura com toda a variedade de 
	chamas e ornamentos. É muito interessante que os praticantes do tantra na 
	Índia tenham criado uma estrutura iconográfica com as divindades vestidas 
	com trajes reais indianos, coroas e jóias, enquanto na China [e, 
	conseqüentemente, na Coréia e no Japão,] os praticantes do tantra tenham 
	representado as divindades vestindo as vestes imperiais chinesas, longas 
	túnicas com brocados e grandes mangas, usando grandes bigodes, segurando 
	cetros chineses. [...] Se estivermos aptos a ver as energias do universo 
	como realmente são, então as formas, cores e padrões se sugerem; Esse é o 
	significado do Mahamudra, que significa "grande símbolo". Todo o mundo é um 
	símbolo, não no sentido de um sinal representando outra coisa, mas no 
	sentido de culminância das vívidas qualidades das coisas como elas são.  (Chögyam Trungpa, The Mith of Freedom and the Way of Meditation) 
	
     
 
	
    
    [A] mandala representa a auto-identificação do microcosmo (a pessoa humana) 
	com o macrocosmo que, para uma pessoa não-iluminada, possui a natureza do 
	samsara; reciprocamente, ela se revela como a expressão perfeita da 
	iluminação quando todas as diferenciações errôneas desaparecem no estado 
	iluminado da não-dualidade.  (David Snellgrove, Indo-Tibetan Buddhism Conheça nossas pratica com mandalas, são 
	semelhantes as do Budismo: 
 Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente. Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente. Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente . | 
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