Medicina Tibetana

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O corpo, a mente e o ambiente estão totalmente ligados, e a Medicina Tibetana trabalha a ligação desses três pontos, sendo um sistema holístico, ou seja, que enxerga o ser humano de forma integral.

É necessário investigar esses três componentes para avaliar o estado de saúde e equilíbrio do ser humano.

A Medicina Tibetana começou com o criador do Budismo, Sidarta Gautama, o Buda.

Apesar de antigo, é totalmente funcional a Medicina Tibetana, e é muito boa para acabarmos com doenças na mente e no corpo, pois tudo está interligado.

O que acontece no ambiente influencia nossa mente e corpo, por exemplo, imitamos sem perceber as pessoas com quem convivemos, ou, sofrer violência, pois isso ocorre no mundo exterior, então podemos desenvolver o comportamento de medo.

Quando não temos bons modelos podemos nos tornar chatos ou inadequados, como são as pessoas que convivem conosco, ou o contrario, ser legal, por vivermos com humanos assim.

O medo, a inadequação e tudo mais de negativo na mente, que é causada pelo ambiente é o que nos abre as portas para as doenças e problemas de saúde.

Nossas emoções e pensamentos negativos podem nos criar problemas de saúde, então não é somente tratar os sintomas físicos, mas sim tratar a mente também.

O conhecimento dessa medicina é muito precioso, e tanto na Umbanda quanto no Espiritismo, se sabe que as doenças são geradas na mente, como podemos ver no filme “Nosso Lar de Chico Xavier” ou nas seções de tratamento bioenergética com os médicos espirituais da religião brasileira umbandista, pois esses doutores tratam não só o que está prejudicando a saúde, mas também as causas psicológicas delas, ou seja, é um trabalho de autoconhecimento, e que não se resolve somente em uma seção, mas um pouco mais que isso.

De acordo com a Medicina Tibetana tudo é formado por cinco elementos, que são, espaço, terra, água, ar e fogo.

Isso é muito perspicaz, pois descobertas cientificas mostram que o espaço é feito de matérias que são invisíveis aos olhos humanos, mas existem, então não é um vazio, possui substancias neles.

O corpo humano é formado pelos cinco elementos, assim como o ambiente e a mente também.

A ação e do ar é o movimento, a da água é fluidez e coesão, a terra solidez e estabilidade, o fogo do calor e da transformação e o espaço é o equilíbrio entre dos quatro elementos.

Podemos perceber com o que foi escrito no parágrafo de cima, que os elementos tem qualidades mentais, ou interiores, ou psicológicas, como fluidez, transformação, equilíbrio e etc.

Todos os quatro elementos existem no mundo exterior como a terra que pisamos, a água que bebemos, o fogo que aquece e etc.

O ar é responsável pela respiração, sem a qual não sobreviveríamos, e nela existem também os outros quatro elementos, onde o equilíbrio entre eles se transformam em um dia e noite inteiros.

O ar não serve apenas para respirarmos, mas ele afeta a qualidade de nossa respiração.

No corpo a água são nossos líquidos internos, como o sangue e muitos outros, o fogo é a temperatura do corpo, são as moléculas em movimento que fazem o calor, a terra é nossa musculatura, o ar é a ação dos pulmões, neurônios e pensamentos e o espaço são as lacunas onde não estão os outros quatro elementos.

O corpo também tem sete constituintes, as essências, o sangue, os nutrientes, ossos, gordura, carne e medula.

A mente possui características positivas e negativas.

As características negativas são: orgulho, raiva, inveja, ciúme, apego e ignorância, são as coisas do ego.

Esses estados negativos emocionais e mentais são feitos de elementos negativos, mas com o trabalho da Medicina Tibetana, o que ocorre é uma purificação dessas negatividades, e sua diminuição vão trazendo qualidades contrarias a elas, que são: devoção, calma, bondade, paciência, compaixão, amor, generosidade e equilíbrio.

Tudo o que é bom são antídotos as doenças, e o que é ruim, são as possíveis causas que adoecem.

O humor, assim como tudo é constituído pelos cinco elementos, e o desequilíbrio dele é  a causa das doenças.

Cada humor está ligado a uma parte do corpo, e é o que permite seu funcionamento, e seu bom funcionamento está ligado à saúde, já o mal, a doença.

Os três humores estão ligados ao três venenos ensinados pelo Budismo, que são raiva, ilusão e apego.

Então o desequilíbrio mental gera um desequilíbrio físico, e curar um cura o outro.

Quero dizer, curando a mente, cura-se o corpo, e o curando-se o corpo, cura-se a mente.

Por isso é tão importante cuidar da felicidade, que é positividade.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial