Meditações Budistas

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Meditar é silenciar a mente e entrar em contato consigo mesmo, com seu interior, e o que importa é o que está dentro.

A religião budista começou com um praticante do Hinduísmo, do ascetismo desta religião, foi Sidarta Gautama, que tantas vezes foi convidado para ser o mestre dos que praticavam com ele, mas sempre se negava, pois não estava conseguindo se libertar de sua angustia com aquelas praticas.

Depois de praticar por seis anos, e praticas muito severas, quanto menos Sidarta conseguia, mais seus gurus tornavam severas seus exercícios espirituais, não faziam por maldade, mas naquela época era dessa forma que lidavam com a angustia.

Gautama então chegou à conclusão de que tratar mal seu corpo, com sofrimento, e não realizar desejos mundanos, que são as práticas ascéticas, não o faria atingir a iluminação, sua busca.

Então Sidarta abandonou seus colegas de pratica, que ficaram escandalizados com sua nova visão de mundo.

Gautama então após abandonar o ascetismo, mantêm a prática da meditação hindu, e com ela se dedica a atingir o Nirvana, pratica que teve sucesso, então Sidarta se torna Buda, que significa iluminado.

Buda é um termo que significa iluminado, mas que é usado para se referir a Gautama, mas pode ser usado para definir também outras pessoas que atingiram a iluminação.

Gautama Buda então volta para seu grupo de treinamento ascético, e após ser rejeitado, muitos aceitam seguir o novo mestre, que unindo a pratica da bondade com moral e ética, da concentração e meditação, formou um caminho para outros atingissem também o Nirvana.

Naquela época os praticantes conheciam muitas praticas iniciaticas, também procurando despertar os poderes paranormais, então acredito que alguns deles poderiam ter clarevidencia, e ter visto que Sidarta realmente se tornou um Buda, então passam a segui-lo para também chegar neste nível.

Um das severas praticas ascéticas, iniciaticas e secretas que o Buda tinha praticado era viver de luz, e contam os Sutras (escrituras budistas) que Gautama chegou a comer um só grão de arroz por dia, o resto de sua alimentação era feita de prána.

No Budismo, existe uma ênfase muito grande na meditação.

Dizem os Sutras que todos aprendizes de Buda atingiram o Nirvana, e o Budismo afirma que qualquer pessoa pode se iluminar, e como exemplo temos Sidarta, que foi um homem comum que conseguiu isso, ele não tinha nada de diferente dos outros para conquistar esse objetivo.

Buda é um mestre e exemplo.

 

Meditação no Zen Budismo

 

Existe uma linha do Budismo que prioriza a meditação sobre tudo, que é o Zen.

Zen significa meditação, e essa linha de Budismo defende que Buda se iluminou coma essa prática, e assim devem proceder.

Para o Zen existem técnicas de meditar comendo, andando, tomando chá, fazendo qualquer coisa, para nos acostumarmos a meditar fazendo as tarefas do dia a dia, nesse estado de consciência onde o único foco é o que estamos fazendo, deixando a mente limpa de pensamentos.

No inicio se medita sentado, mas depois vai evoluindo para fazer a prática que são mais difíceis, como meditar fazendo atividades, concentrados apenas nela.

 

Meditação no Budismo Esotérico

 

No Budismo Esotérico, ou Tibetano ou Vajrayana, existem técnicas muito diferentes de meditação, diferentes de qualquer outro tipo que tenha existido, que é meditar visualizando as figuras da mandala, e muitas vezes imaginando essas figuras tendo ações, também cantando mantras e balançando sinos.

Porém essas praticas só são funcionais se fizermos a iniciação para podermos visualizar a divindade da mandala e fazer seu mantra, caso contrário ela é inútil.

Essa pratica também avança com mandalas mais complexas, chamadas de Kalachakras e com visualizações mais difíceis, com mais aspectos.

No Budismo Esotérico também existem meditações em que a consciência sai do corpo, e até para os maiores mestres budistas, que passam o dia todo meditando, também demoram para conseguir fazer esse feito.

Existem pessoas que dizem que saem do corpo muito rápido, mas não é assim que funciona, isso precisa de tempo.

Essas pessoas querem demonstrar poder, ou espiritualidade ou superioridade.

 

Meditação Vipassana

 

Essa meditação foca na realidade, visando perder as ilusões que todo ser humano normalmente tem.

Essa meditação atua para reconhecermos o comportamento humano, longe das ilusões e suas tendências inconscientes (que não temos consciência).

O ser humano não tem consciência da maioria de seus comportamentos, e o autoconhecimento elucida isso, mostra como somos.

É muito interessante, pois descobrimos os porquês da vida.

 

Meditação Samtha

 

Visa nos concentrar no aqui e agora, viver o momento presente.

É um tipo de meditação que tem como foco não agirmos de maneira distraída ou com os pensamentos longes, mais sim concentrado no que se está fazendo.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial