Meditando Fazendo as Tarefas Cotidianas

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A prática da meditação precisa de dedicação, disciplina e determinação. Não busque resultados imediatos, mas aprenda há seu tempo.

Para quem tem muita ansiedade, agitação e dificuldade de relaxar é muito difícil, porém possível. É sempre importante lembrar que essas três características os iluminados podem apresentar, então também ter dificuldades com a prática, até mesmo não conseguir, acontece com eles.

É importante lembrar que para o aprendizado cada um tem seu tempo, e a dificuldade pode aparecer para as pessoas de qualquer nível de evolução espiritual.

Existem quem queira mostrar superioridade mostrando o quanto consegue meditar, mas não se deixe levar por isso, nem se influenciar, pois é coisa do ego.

No Zen Budismo surgiu a idéia de viver em meditação, não havendo distinção entre a vida cotidiana e a prática espiritual.

A palavra Zen significa meditação, e essa forma de Budismo se dedica a meditação, e não vê os ensinamentos teóricos com importância,

Para o Zen o importante é meditar, e segundo eles podemos fazer as atividades diárias nesse estado. Basta ter como único foco o que está fazendo, e deixar os pensamentos passarem como que se faz em outras práticas meditativas.

A meditação é a atenção em um único foco, e o Zen torna esse único foco o que você está fazendo cotidianamente, seja no trabalho, fazendo atividades em casa ou até mesmo assistindo TV ou tendo outra forma de lazer.

Qualquer coisa que estivermos fazendo pode se tornar um foco único de atenção.

Você pode varrer o chão pensando em inúmeras coisas, ou pode fazê-lo concentrado nessa sua atividade, e o mesmo vale para cada coisa que você faz.

Assim a experiência meditativa torna-se a vida cotidiana.

Assim como qualquer meditação apresenta dificuldades, fazendo atividades cotidianas também tem as suas, como perder o foco de atenção, então a solução para isso é como acontece nas praticas de meditação sentado ou deitado, que é deixar os pensamentos passarem, e se concentrar novamente.

É claro que para chegar nesse nível de meditação fazendo as atividades diárias é preciso treino, começando pela meditação sentado, que no Zen chama-se Zazen. 

Todo o ambiente que está pode ser foco de atenção, a musica, os aromas, o ambiente, permanecendo com seu foco, mas se perder a atenção tudo bem, afinal de contas, quando não conseguimos, isso se torna experiência, e vai ajudar a meditarmos melhor no futuro.

Não se cobre tanto, mas busque realizar a atividade com seriedade, não queira provar para si mesmo que consegue rápido, não faça muitas cobranças, isso é ego, apenas treine com constancia, seja paciente e acredite que consegue.

Ficar nervoso porque não conseguiu fazer, isso o faz perder muito do que conseguiu em entrar nem estado de consciência meditativo.

Todo ser humano tem suas dificuldades, isso na meditação também.

Aceita as dificuldades, mas seja perseverante, esse é um dos conselhos para dar certo e você não desanimar.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 Voltar a Pagina Inicial