Mudando o �dio Praticando o Amor � Zen Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intu�do pelos Mestres da Luz)

O reverendo do Zen Budismo, Gensh�, ensina que a viol�ncia come�a com os desejos e pensamentos, e primeiramente as pessoas tentam o que querem pelas palavras e amea�as, s� depois quando n�o consegue � que parte para a agress�o.

Monge Gensh� ensina que a guerra � uma continua��o da pol�tica, onde os governantes n�o conseguem o que querem com as palavras e discuss�es, ent�o partem para a guerra, para satisfazer seus desejos que vem da cobi�a, do desejo de poder, para depois ir para as palavras e s� ent�o para a a��o.

A viol�ncia come�a com o desejo, depois passa para os pensamentos, depois as palavras e s� depois a a��o, mas nem sempre tem as palavras nessa seq��ncia, pois quando algu�m gosta da viol�ncia em si, n�o parte para as palavras, mas vai direto a a��o.

Um psicopata, por exemplo, ele tem o desejo s�dico de matar e machucar, e n�o precisa partir para as palavras, mas do desejo, vai ao pensamento e depois parte para a a��o.

Para o Budismo tudo tem conseq��ncia, e o que fazemos volta para n�s mesmos, ent�o vamos sofrer o que fizermos aos outros de bom ou ruim, vamos receber de volta.

E para o Budismo n�o � s� as a��es que trazem karmas, mas os pensamentos e emo��es ruins ou bons tamb�m.

Os desejos n�o trazem karmas, s� quando eles partem para os pensamentos ou a��es.

Os desejos agressivos geram pensamentos de viol�ncia, e os pensamentos geram a��es, por isso o Budismo cultiva os pensamentos corretos no Nobre Caminho �ctuplo, que � o caminho para atingirmos a ilumina��o.

Mas a viol�ncia � necess�ria para combater o mal, � como um policial que tem que enfrentar ladr�es para proteger os inocentes, e precisamos disso.

A policia n�o faz o mal se agir corretamente, mas um criminoso violento sim.

A policia agindo sobre as orienta��es de como deve agir, n�o gera karma, e � importante que os policiais tenham em mente, para sua evolu��o, que trabalham para o bem, para proteger a sociedade, mas isso n�o pode subir seu ego, que ai a evolu��o n�o acontece com esse m�todo.

Sobre as pessoas que fazem o mal, se devolvermos na mesma moeda, para vingan�a, n�o mudaremos a agressividade maldosa na mente do outro.

Buda n�o ensina a revidarmos o mal, mas sim a ignor�-lo ou devolver com bondade, s� assim o mal acaba.

Muitas pessoas que prejudicam uma outra em sua vida, mudam quando o outro devolve o mal que se faz com amor, mas � dif�cil perceberem isso.

Mas um dia, quando morrerem, n�o existir� enganos quando ver o que de bom o ouro fez para ela, quando ela constantemente fazia o mal, ent�o muitas pessoas mudam, decidem deixar de serem ruins, por�m se a pessoa que teve essas a��es for um psicopata, n�o muda.

S� o amor muda o �dio

O �dio n�o muda o �dio.

� importante sempre perdoarmos, fazermos o bem, assim ajuda demais a conseguirmos a ilumina��o.

Mas � importante nos dedicarmos ao bem sem falsidade, sem fingir.

Muitas pessoas que ajudam podem ser exploradas, por isso � importante desenvolver sabedoria, pois n�o ajudamos ningu�m quando este nos explora.

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