Mudando o Comportamento de Colocar Grandes Expectativas em Conquistas, e se Falhar se Criticar e Odiar

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Uma das formas de conseguir auto-estima é valorizar a si mesmo, mas não fazer isso uma vez e parar, mas praticar continuamente.

Muitas pessoas colocam muitas expectativas em cima de suas ações, e cobram resultados muito grandes ou difíceis, e se não atingirem suas expectativas, se criticam, maldizem e mal pensam.

Isso é uma ilusão, pois você faz ações que exigem muito resultado, e não se valorizam proporcionalmente eles.

Se você tem uma grande conquista como meta, e a consegue, tem que se valorizar muito, isso é uma coisa proporcional, mas se você não tenha vitória, tem se saber se consolar, entender que era muito difícil, isso é um auto-amparo, compreensão e equilíbrio.

Porém o maor ideal do auto-amor é valorizar tudo o que você faz, e tudo que você é de bom, sem se comparar com ninguém, pois cada ser é único e incomparável, precisamos aprender a valorizar tudo e todos, mas principalmente a nós mesmos, isso é simplicidade, pois não busca a grandeza as sobre ninguém.

O ego inflado é o que faz querermos ser melhores que os outros, não valorizar-los, mas apenas nós mesmos, mas todos e tudo tem o seu valor.

Se você faz um ato pequeno, se valoriza essa vitória, é uma coisa boa.

Valorizar tudo o que você tem e é, é uma forma de gerar auto-estima.

Valorizar suas habilidades, faz você ter auto-confiança.

Valorizar o que você tem de verdade leva a gratidão.

O ideal é você não se preocupar em comemorar pequenas vitorias um pouco, e grandes muito, mas sim valorizar tudo, sempre com muito amor, se possível, é tudo um treino.

Usamos o exemplo da proporção, para ver como as pessoas são injustas consigo mesmas, que estão na ilusão.

O autoconhecimento leva a auto-compreensão e a auto-estima.

A auto-estima é uma forma de se trabalhar bem consigo mesmo, de estar satisfeito e bem.

A insatisfação consigo prejudica a felicidade, e é importante lembrar que o caminho do Budismo, que é de autoconhecimento, tem como maior meta acabar com a insatisfação.

Auto-estima tem tudo a ver com autoconhecimento.

A insatisfação consigo mesmo leva ao sofrimento.

Quem acha que o Budismo não ensina a auto-estima está errado, essa religião ensina a compaixão por si mesmo e pelos outros.

Se nos amamos, conseguimos amar muito melhor os outros.

Para te ajudar a mudar, vamos ensinar um exercício de auto-estima, que consiste em fazer a seguinte afirmação três vezes ao dia no mínimo:

 

Eu me valorizo, me amo e me compreendo,

Sei detectar o que é bom em mim,

Valorizo os outros, os amo,

Sou grato por ser quem sou,

 

Você não pode fazer essa afirmação e depois se criticar e dizer que você não é assim, tem que absorver essas palavras, e negá-las depois de praticar você está anulando o que fez.

Caso não consiga fazer essas afirmações, ou se quiser conseguir um resultado mais rápido em sua auto-estima, utilize as mandalas de auto-estima deste site.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Vinshu é Ogum – O Preservador

Características dos Iluminados

O que é a Densidade das Matérias – As Dimensões Física e Espirituais

 Voltar a Pagina Inicial