Nos Processos da Vida nos Vemos – Autoconhecimento

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A Psicologia, assim como o Lama Michel Riponche, que é um monge do Budismo Vajrayana, ensinam que as situações da vida são como espelhos para nós, onde manifestamos a forma como somos, com nossas atitudes, reações e o que se passa dentro de nós quando interagimos com o ambiente ou as pessoas, isso nos mostra como somos.

Se nosso visinho comprou uma TV de 70 polegadas, e nós criticamos ele por sentirmos inveja, se observarmos essa situação podemos ver que temos inveja, e assim nos conhecermos a nós mesmos.

Se ao namorar uma pessoa, e se queremos ter posse sobre essa pessoa, e isso é causado pelo apego e ciúmes, então essa situação pode mostrar isso.

Tudo isso é autoconhecimento, é como Dalai Lama ensina: nossos piores inimigos são nós mesmos, nossos apegos, raivas, inveja e etc. nossos pontos negativos, e quando enxergamos eles, nós vamos mudando, vamos perdendo essas qualidades negativas e ganhando positivas.

É importante que se esclareça que apego não é amor, é posse sobre o outro. Podemos amar, curtir estar junto, querer ficar com a pessoa que amamos, nada disso é apego.

Apego é quando não conseguimos ver o outro livre, mesmo que isso seja inconsciente, é quando tiramos a liberdade.

Apego também pode ser ao dinheiro, materialismos, ao controle e domínio, que são forma bem pesadas.

Então as situações da vida mostram para a gente como somos, se estivermos praticando o autoconhecimento, ou nos observamos, e isso é muito benéfico, só faz bem.

Não enxergamos só nossos pontos negativos, mas também os positivos, essas duas coisas nos faz conhecermos a nós mesmos. 

O isolamento, e a não convivência com o outro, nos faz não termos situações para nos vermos, o que é muito ruim.

O método religioso da clausura atrapalha nesse ponto, o importante é nos relacionarmos, somos seres sociais, precisamos nos conversar, viver, e isso é muito saudável se formos bondosos e cultivamos o bem.

O autoconhecimento é saudável se não utilizamos métodos extremos, que causem muito sofrimento, podem ser ilusórios, o próprio Buda abandonou o ascetismo dizendo que ele não trazia a iluminação.

O autoconhecimento é para deixar a vida melhorar, e não piorar, métodos extremos só atrapalham, podemos evoluir espiritualmente com felicidade e estando bem.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Dar Perdão e Amor a um Inimigo

Como é Visto o Uso de Elementos Religiosos no Espiritismo

O Tantra Sexual, o Espiritismo e as Almas Gêmeas

 Voltar a Pagina Inicial