O Apego, a Consciência, a Transformação e o Amor

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O apego não é uma coisa externa, mas uma coisa interna, ou seja, não tem a haver com o que está fora, mas com o que está dentro.

Quando você acha que está apegado a uma coisa, na verdade tu não está agarrado a ela, mas sim a sensação que essa coisa causa, por exemplo: poder, segurança, status, controle e etc.

Se alguma coisa te provoca segurança, é porque você sente insegurança, e frente ao medo busca isso.

Se alguma coisa te causa a sensação de poder ou controle, o desejo de ter isso está dentro.

Se alguma coisa te causa status é porque você deseja se mostrar à sociedade.

Tudo está dentro, e a solução para o apego também, que é o desapego, é justamente a tomada de consciência, é enxergar profundamente a sensação e o ego envolvido nela, ou alguma causa possível, o que pode ser complexo, mas perfeitamente possível.

O medo pode ser causado por experiências antigas que não deram certo, e isso está a nível inconsciente, ou seja, que não temos consciência, pois se tivéssemos não teríamos o apego.

Nós podemos buscar nos agarrarmos as coisas por medo de perde-las, e isso por experiências que não deram certo que mantem conteúdos em nosso inconsciente.

O poder ou o status já está ligado na grande maioria das vezes ao egoísmo, e precisamos enxerga-lo, e isso nos traz o desapego.

Consciência é tudo.

Existem várias formas de apego, algumas são ligadas ao egoísmo, mas outras não, porém com uma maior consciência podemos transformá-las, e com isso ganhamos uma vida melhor, mais livre e com mais felicidade, pois é isso que a mudança positiva traz.

Cada coisa que vamos transmutando através da consciência é revertida em uma capacidade a mais de ser feliz, pois ser feliz é amor, é estar bem, e isso tem vários níveis, e quanto mais avançamos essa capacidade aumenta, até dar um grande salto, que é quando a vida se torna maravilhosa, que é quando atingimos o Nirvana.

Muitas pessoas confundem amor e afeto com apego, mas amor não é isso.

Amor é altruísmo, e quanto mais amamos, mais desejamos o bem do outro, e podemos deixa-lo partir, se ele desejar ou se isso for faze-lo mais feliz, pois isso é querer o bem dele.

O amor por isso está mais ligado ao desapego, o apego não é o amor, mas pode andar junto, e isso por diversos motivos, como o medo que falamos acima, e entre outros.

Essas histórias de crimes que vemos na TV de uma pessoa matar ou bater no seu par porque ela não quis manter o relacionamento, isso não é amor, é apego, é posse.

O amor quer o bem do outro, é algo elevado, jamais mataria alguém.

Quando você não suporta perder uma pessoa, que ela fique com outra, o que ocorre é agarramento, o apego.

Desejar ficar junto, desfrutar da companhia, beijar e ter excelentes momentos, isso é amor, não é apego. Então podemos desfrutar à vontade o relacionamento com nosso par.

Tem muita coisa que é amor e as pessoas nem imaginam, como sentir conforto, prazer em ver um bom filme, sentimentos positivos e agradáveis despertados pelas mais diferentes coisas, inclusive pela companhia das pessoas, que pode ser um amigo, uma familiar ou um par romântico, e nada disso deve ser descartado, pois é a luz e o bem.

Nós não destruímos o que é bom, do bem e da luz, mas o que faz parte da escuridão, e isso se faz ganhando consciência.

Desfrutar a vida e ser feliz, nada disso é ruim.

Quando aumentamos muito o nosso amor pelos outros, o que acontece é que nos tornamos imensamente felizes, e ajudar os outros se torna algo prazeroso.

Muitas pessoas acham que abandonar tudo e viver na floresta meditando o dia todo é desapego, mas não é, porque o apego tem que ver vencido pela consciência, não com atitudes externas.

Quem vive na floresta meditando o dia todo ajuda a quem?

Nós encarnamos para viver nesse mundo, e meditar o dia inteiro não é viver nele, mas alienado dele, e podemos conquistar o Nirvana nesse mundo, do qual é muito mais favorável para agir com amor e ajudar as pessoas, pois o mundo está cheio delas.

Nirvana é um amor gigante, e nele está o desejo de beneficiar, de fazer o bem.

Nós encarnamos porque as experiências vividas nesse mundo humano em que estamos nos desperta e evolução espiritual, e as práticas espirituais nos ajudam a aprender as lições desse lugar físico em que estamos, e muitas doutrinas místicas e espirituais ensinam isso.

Não confunda amor com apego, apesar dos dois poderem andar juntos, eles não são a mesma coisa.

Assim como o amor, a felicidade tem níveis, o apego também. E ambos podem conviver juntos.

É importante sempre buscarmos o autoconhecimento sempre, nessa vida e em muitas outras, assim sempre vamos andar para frente ir conquistando a felicidade cada vez mais.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Milagre e a Santidade

Treinamento e Apoio aos Outros Para se Santificarem ou Conseguirem o que Desejam

Um Caminho Tríplice para Atingir a Iluminação

Menu: