O Autoconhecimento Através de Experiências Místicas no Zen Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

É através do treinamento de Zazen que se prepara o terreno para ter insights, que é a compreensão de nós mesmo e também sobre o mundo, é autoconhecimento.

É através do Zazen que se obtém a capacidade de ter Samadhi, é onde você se preparou para ter experiências místicas, também chamadas de kensho. 

A palavra kensho significa enxergar a verdadeira natureza, e para o Zen essa natureza significa integração, que é não se ver mais separado de tudo o que existe, mas sim que fazemos parte de tudo, e tudo faz parte de nós.

A experiência mística não significa que atingimos o Nirvana, pois podemos ter essa maravilhosa experiência somente por um curto período de tempo, mas que resulta em autoconhecimento, calma, equilíbrio, paz e etc.

Com a experiência mística tiramos coisas do nosso inconsciente, que é uma região de nossa mente que é onde estão ocultos as conteúdos como memórias, impressões, mas não conseguimos asseá-los.

Com a pratica do Zazen, retiramos conhecimentos que estavam dentro da gente, mas não podíamos acessá-los, estavam desconhecidos para nós, mas passamos a tomar consciência deles, então aprendemos sobre nós mesmos.

O que precisamos tomar consciência já existe dentro de nós, mas não está acessível, ficam desconhecidos ao nosso consciente, por isso o Kensho mostra nossa real natureza, não somente da existência da integração, mas também da verdade que existe dentro de nós.

A nossa verdadeira natureza já existe no nosso interior, mas não as vemos, só fazemos isso quanto tomamos consciência delas.

Certas ilusões que vivemos causam sofrimentos psicológicos, mas com as experiências místicas, que mostram a realidade, dissolvem as emoções negativas, pois elas não são a verdadeiras.

Então o autoconhecimento dissolve a ilusão, pois nossa verdadeira mente é só sentimentos positivos, muito agradáveis.

O ódio, a cobiça, a inveja, o materialismo e o egoísmo são tudo ilusões, a verdadeira natureza é muito feliz, é amor, compaixão, gentileza, generosidade, bondade e etc.

A Psicologia Transpessoal, que como o nome já diz é além do pessoal, além de si mesmo, estuda os estados de consciência que transcendem o individuo e comportam outras pessoas, ou o todo, ou cosmos ou a Deus.

Nessa forma de Psicologia se trata pacientes atingindo o estado de consciência místico, com técnicas de meditação, visualização e etc, pois este estado traz autoconhecimento, e é através da tomada de consciência que curam as pessoas em seções de terapia.

Cada Psicologia tem seus métodos de terapia, suas técnicas, e a da transpessoal é trazer os estados de consciência que vão além de si mesmos.

Não se trata de um método de terapia alternativo, ele é estudado e faz parte da faculdade de Psicologia, onde os estudantes escolhem uma linha de trabalho, e essa é uma das opções que existem para escolha.

Muitos falam que o Budismo é uma Psicologia, e ele é, além de ser também religião e filosofia, mas com essa forma de terapia que citamos acima, o Zen se torna muito parecido com a linha de trabalho Transpessoal. 

 

 Voltar a Pagina Inicial