O Buda e as Diferenças Entre as Escolas Budistas

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Buda dizia para propagarmos o caminho do autoconhecimento como fizeram os Budas do passado.

Buda significa iluminado, desperto, são pessoas que gostam muito de ajudar e freqüentemente atuam ajudando a tomada de consciência pelas pessoas.

Apesar do nome Buda poder ser aplicar a qualquer iluminado, é mais comumente chamado de Buda o fundador da religião budista, que tem o nome de nascimento de Sidarta Gautama.

Existem muitos Budas nas mais diversas religiões, elas também ajudam normalmente a atingirmos o autoconhecimento e a iluminação, igual ensina o Budismo.

Buda não foi o único iluminado, existiram sempre pessoas assim, elas nascem no nosso mundo para nos ajudar, mas já pertencem a outro mundo, que é o mundo da eternidade, da vida eterna.

Cada escola budista normalmente é centrada nos ensinamentos de Buda, deixados através dos Sutras, mas cada uma delas desenvolveu métodos diferentes umas das outras de praticas espirituais.

A meditação sentada do Zen Budismo é feita se concentrando em só objeto, que pode ser uma parede branca ficando de frente virado para ela, cuja é o único foco de atenção.

Já no Budismo Tibetano as meditações feitas com a visualização de mandalas com divindades, que para as praticar necessita receber uma iniciação, pois só assim elas funcionaram.

Existem outros tipos de meditação tibetana, por exemplo ficar muito tempo meditando, sair fora do corpo, entre outras, já a zen budista procura ensinar meditando fazendo as tarefas do dia, e existe treinamento para meditar andando, tomando chá, almoçando e realizado tarefas, cujo o único foca de atenção é o que se está fazendo.

Mas os ensinamentos de Sidarta Gautama são muito bem documentados nos Sutras, e conservados pelas comunidades budistas, mas existem diferenças de interpretações entre as escolas do Budismo.

Por exemplo: para os Budistas da linha do Terra Pura eles acreditam que estamos em um tempo de corrupção, do qual é mais difícil atingir a iluminação, então eles evocam a terra pura, que não é contaminada para atingirem o Nirvana.

Os budistas de Nitiren acreditam que todos os ensinamentos para atingirem a iluminação estão no Sutra de Lótus, do qual devem seguir.

O Zen Budismo não enfatiza o conhecimento, mas sim a meditação, pois diz que Sidarta Gautama atingiu a iluminação fazendo essa pratica de concentração.

Com o passar do tempo o Budismo foi se ramificando em diferentes escolas, se unido a praticas dos locais em que tinham chegado, muitas vezes absorvendo conceitos de outras religiões como o Taoísmo, e apesar de serem diferentes todas tem como principal intuito atingir o estado de iluminado, de ser um Buda.

O Budismo procura que todos sejamos Budas, pois assim seremos muito felizes, sofreremos muito menos e estaremos satisfeitos com o mundo.

Lama Michel Riponche, mestre budista, ensina que felicidade é estar satisfeito com a vida, não querer que nada seja diferente do que é.

A meta principal do Budismo com a conquista da iluminação é atingirmos uma felicidade muuuuuitooooo grande, gigante, com plenitude e permanente.

Mas voltando a falar dos Sutras, não existem somente ensinamentos de Sidarta arquivados, mas de diferentes monges e praticantes que influenciaram o Budismo.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial