O Budismo é Contra Acusar os Outros por Seus Karmas

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

Praticantes de religiões que acreditam em karma e reencarnação ou renascimento como o Budismo, Espiritismo e muitas outras podem acusar de quem sofre que está recebendo as reações de suas más ações do passado.

Muitas vezes a pessoa está sofrendo e conta com acusação de outros que estão passando por esse situação devido a suas maldades do passado, então ela fica muito pior.

Para acabar com esse ato acusatório e duro, por compaixão e bondade o Budismo decidiu optar por colocar a duvida que não sabemos o que ocorreu em vidas passadas, que não temos provas do que o sofredor fez, que o sofrimento é uma causa da vida, quem vive está sujeito ao sofrimento, simples assim.

É sempre ruim entrar na atitude negativa, machucar o outro, isso também traz karma.

O Budismo decidiu por em duvida se o sofrimento vem por estarmos vivos, se causa da vida, e não acusar tudo de karma.

É sempre bom nos preocuparmos com os outros e termos atitudes positivas, mas é que na verdade tudo que temos de bom ou ruim é karma.

É importante conciliarmos a bondade sabendo que existe uma evolução, que todo mundo no inicio de sua caminhada humana foram pessoas ruins, sem consciência, apenas com inteligência, raciocino, mas sem saber o valor da vida, da felicidade, do sofrimento do outro, sem nos importarmos com tudo isso.

O não se importar com o sofrimento do outro nos faz sermos maus, porem esse é o inicio da caminhada, vamos nos mudando, transformando e adquirido bondade, se importar com o que é justo, bom, verdadeiro no decorrer de nossas vidas até chegarmos ao ideal do Budismo, assim como de outras religiões que é atingir o Nirvana, que é santidade, uma felicidade gigante e maravilha, a nos sentirmos completos, plenos e cheios de qualidades psicológicas.

Acusar os outros de seus karmas não é uma atitude exclusiva de pessoas más, pois se é uma tendência dentro de uma crença, as pessoas imitam achando que estão fazendo o certo.

Pessoas boas se importam com o que é certo, bom e justo. Se não perceberam o erro acusatório karmico, se importam com o bem em outras situações.

Na grande maioria das vezes esse ato acusatório é feito por alguém que acredita que não fez maldades no passado, que já começaram a existência sendo boa, mas não é assim.

Nas primeiras vidas como humanos somos seres sem consciência que fazem o mal sem se importar, porem mudamos com o passar do tempo.

De acordo com o Budismo estamos sempre nos transformando, mudando, e uma forma de mudança é aumentar o bem dentro de si, está é o principal destaque do Budismo, é isso que nos leva ao Nirvana, mas quase todas as religiões ensinam isso, só não dão tanto destaque, mas cada crença com sua linguagem e praticas diferentes também atuam para aumentar o autoconhecimento.

Pessoas boas muitas vezes sofrem sem fazerem o mal, isso porque o passado foi diferente do que é hoje, sendo ela uma pessoa boa, não temos por que dar bronca ou acusá-las porque isso não trará uma correção a suas atitudes, ela já aperfeiçoada.

Mesmo as pessoas ruins merecem respeito, acusá-las não as fará mudar, elas tem que perceber que o caminho negativo é ruim, e o positivo é muito melhor, desejar ser diferente e enxergar como é de verdade, assim mudará.

Meu mentor espiritual é um espírito Tibetano, se apresenta como um monge do Vajrayana, ele é um mestre da luz e está orientando a mudarmos, parar com acusamentos karmicos, fazendo isso vamos nos autoconhecer.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas