O Budismo Esotérico e a Bodichita, a Iluminação pelo Altruísmo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A medida que vamos praticando o Budismo Esotérico, vamos percebendo nossas mudanças, que nos interessamos mais pelo bem estar dos outros, vamos desenvolvendo mais empatia, e vamos buscar a iluminação para o bem de todos os seres, e isso recebe o nome de Bodichita, que significa mente do despertar.

Na Bodichita além de nos interessarmos por nossa iluminação para ajudar todos os seres, também nos sentimos mais atraídos pelo que traz o Nirvana.

A antiga motivação para atingir a nossa iluminação era para sermos muito felizes, mas essa meta se alarga a também a buscamos para ajudar todos os seres.

O voto de Bodichita é representado por esse momento, em que nos interessamos pela iluminação pelo outro, para podermos ajudar mais, e o Budismo Mahayana ensina a intenção de atingirmos o Nirvana pelos outros, e esse desejo real é um sinal que o altruísmo está grande, e que estamos nos aproximando de conseguir a meta, que é o despertar.

O nosso relacionamento com os outros vai incluir o desejo de nos autoconhecermos para beneficiar os outros, isso é uma coisa muito bonita.

É importante que se diga que não a mal algum em procurarmos a iluminação por nós mesmos, isso é muito bom, pois é uma motivação para o despertar, mas a medida que começamos a praticar pelos outros, isso é algo muito precioso.

O Budismo Mahayana tem esse ideal, essa meta, e da iluminação pelo desejo altruísta.

A Bodichita é gerada por orações, o combate ao apego ao ego, a pratica da bondade amorosa, a compaixão e o desenvolvimento das seis perfeições, que são: generosidade, ética, diligencia, sabedoria e meditação.

O desenvolvimento da compaixão é feita primeiro por nós mesmos e depois pelos outros, e isso acaba com os conceitos formados pelo ego, então torna mais fácil a nossa aceitação por nós mesmos e pelos outros.

O progresso da mente altruísta do Bodichita torna mais fácil termos ações que ajudam e beneficiam a todos os seres.

Através do Bodichita nos tornamos Bodhisttvas, palavra que significa, onde o despertar começa.

É assumindo o compromisso de atingir a iluminação que determinamos nossos objetivos, e guardamos a energia necessária para consegui-lo.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Auto-aceitação, Humildade e Auto-estima

A Igualdade das Religiões

Rituais no Zen Budismo

 Voltar a Pagina Inicial