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O Budismo Theravada e o
Mahayana Por: Ryath (Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
O Budsismo, onde somente os Monges participam da
Sangha, que é a comunidade de praticantes, teve importância na formação na
formação religião. A principio Buda peregrinava com seus discípulos
a procura de pessoas para aumentar o numero de praticantes, eles raspavam a
cabeça para se desapegar da vaidade, se tornavam monges, e faziam parte da
comunidade. Com a morte de Buda foram se formando grupos, se
diferenciando, existiram monges que queriam que os ensinamentos não
servissem somente para o Nirvana dos reverendos, mas também a todas as
pessoas, servindo a sociedade, ajudando e treinando pessoas na bondade e em
seus progressos espirituais, foi ai então que surgiu o movimento Mahayana. O Budismo que só monges participam da Sangha é o
Theravada, e o que é formado por pessoas comuns também é o Mahayana. Os Sutras são os ensinamentos que constituem o
Budismo, no caso dos Theravada são os ensinamentos de Buda, os dos cânones
oficiais, é como a Bíblia do Cristianismo, já os do Mahayana incluem mais
sutras, posteriores a morte de Sidarta. Aceitar um Budismo que vai além do Buda incluem
documentos a mais do que os baseados nele.
Os Sutras Prajna Paramita são
posteriores a época de Buda e são mais de 600 obras, e entram em todas as
escolas Mahayanas, como o Zen, o Terra Pura, o Tibetano e etc. Esse movimento que é praticado por quem
também não é monge, é responsável pela entrada do Budismo no Ocidente, pois
é assim por aqui, como na China, Japão, Tibet e etc. O Mahayana ensina que leigos podem se iluminar da
mesma forma que os monges, e realmente podem, como muitos os fizeram em
outras religiões, e praticas antes da criação do Budismo, nas religiões
gregas, romanas, percias, hindus e etc. ou posteriores a ele como o Taoísmo,
o Catolicismo, a Umbanda, o Espiritismo e tec. A Umbanda é uma religião com um pouco mais de cem
anos, e muitos já se iluminaram nela, isso porque muitos se iluminam, sem se
tornarem famosas, ou mesmo que sejam não divulgam que atingiram ao Nirvana. Enfim, existem muitos Buda de diversas religiões,
filosofias, escolas espirituais e praticas de autoconhecimento. O Budismo não é a única religião que ensina a
iluminação, mas é talvez a que mais incentiva e tem foco nisso, mas isso não
a faz melhor do que nenhuma outra, e pensar diferente disso nos leva a um
pensamento intolerante, julgando religiões que não conhecemos a fundo, e
isso não é saudável e nem ajuda AP despertar, muito pelo contrário,
atrapalha. Mantemos nossas mentes abertas para nos julgarmos
a nós ou nossa crença superiores, pois é isso que o ego deseja, a
superioridade. Os Theravada se mantém com o cânone Pali, o dos
Sutas mais fundamentais. No Sutra de Vimalakirti, esse é o nome de um
comerciante do primeiro século, que é quando o Budismo Mahayana e o
Theravada estavam se diferenciando, e ele ensina que qualquer um pode se
tornar um Bodhisattva, tendo a conduta adequada e praticando o espiritual,
inclusive políticos se forem bem intencionados também podem. O Sutra de Vimalakirti é muito importante para o
Mahayana. Vimalakirti ensina neste Sutra: “meu mosteiro é
na cidade, o seu é na montanha, mas o meu é lá onde estão as pessoas que
precisam de dinheiro e de comida, é lá que eu trabalho”. Esse texto é uma divergência aos monges que se
consideram superiores as pessoas comuns, que vivem na montanha longe da
sociedade onde existem pessoas necessitadas, que precisam de ajuda. Esse Sutra também pode apresentar um efeito ao
nosso ego, e de nos considerarmos melhores por ficarmos na cidade, onde
existe a necessidade de ajuda. Mas desenvolvendo a espiritualidade praticando e
ajudando as pessoas, é mais fácil atingir o Nirvana, muitas pessoas buscam
fugir na vida, como uma forma de fuga e ficar meditando durante a vida toda. O Esoterismo e o Espiritualismo nos informam que
isso causa karma negativos, pois se encarnamos na sociedade, é para vivermos
nela, não fugir dela. Além do que as pessoas que necessitam de ajuda,
vamos encontrá-las na sociedade e não fora dela. Apesar de tudo isso muitos monges tibetanos
passam a vida em meditação, fazendo viagens astrais, estão fazendo algo como
os Theravada, e criando karmas. No Sutra de Lótus se tenta acalmar os ânimos
entre os Theravada e os Mahayana, dizendo que os monges tem um papel, os que
vivem na cidade outro, e que é possível conciliar tudo isso. Tanto o Sutra de Lótus como de Vimalakirti são
muito importantes no movimento Mahayana. Todos os nossos textos podem ser reproduzidos. Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura. Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. . Textos e Praticas muito importantes: |