O Budismo e a Auto-Compaixão

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Na religião budista se fala muito em compaixão, e no processo de autoconhecimento, um ponto importante dele é a auto-estima, que muitos acreditam que não devemos trabalhar isso, e que é uma coisa do egoísmo, mas é o contrário disso.

Alguns autores budistas falam da auto-compaixão, já que a compaixão é um ponto central no Budismo Mahayana.

Quando a pessoa é egoísta, ela não gosta de amor, e conseqüentemente não ama a si mesma, mas quando ela é alguém altruísta, isso é uma coisa que faz a pessoa se sentir muito bem, ou seja, faz bem no dia a dia, ajuda no equilíbrio, e o equilíbrio traz autoconhecimento. 

Auto-compaixão é sermos gentis conosco mesmo, inclusive quando cometemos erros, fracassamos.

A auto-compaixão é aceitar nossos erros e defeitos sem ficar nos maldizendo por causa deles, sem nos sentir mal, sem achar ruim com nós mesmos, sem tornar negativo o nosso psicológico, e isso é aceitação, e também humildade.

O Budismo também fala muito em aceitação e humildade.

Muitas vezes somos gentis com os outros, e isso é muito bom, mas também temos que ser assim conosco mesmos.

Quando um amigo se sente mal, nós o consolamos, mas quando nós estamos mal, não temos essa atitude, quando na verdade nosso amor deve se estender aos outros e a nós mesmos, isso é maturidade espiritual.

Não seja exigente consigo mesmo no sentido de se criticar e falar mal de si mesmo.

Se auto-conforte, quando não estiver bem, isso é uma coisa que fazemos com os outros, mas que é importante fazer consigo mesmo, temos que estender o amor aos outros e a nós mesmos.

Convidamos você para conhecer nossas seções sobre auto-estima e budismo em nosso site, seguem os links: Auto-Estima, Mandalas para Auto-Estima e Auto-Conhecimento, Budismo, Zen Budismo, Vajrayana.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Dar Perdão e Amor a um Inimigo

Como é Visto o Uso de Elementos Religiosos no Espiritismo

O Tantra Sexual, o Espiritismo e as Almas Gêmeas

 Voltar a Pagina Inicial