O Caminho do Dzogchen a as Sadhanas do Budismo Esotérico

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O objetivo do Dzogchen é que o praticante atinja o estado de iluminação que existe em todo mundo, e esse trabalho é feito com um mestre induzindo o aprendiz a fazer isso.

Esse aprendizado deve ser levado para todas as atividades diárias, o de reconhecer a sua natureza iluminada, pois é preciso a estabilidade desse reconhecimento.

Dentro do método do Dzogchen, o praticante necessita ter em mente no seu estado de de pura luz que existe em seu interior, e não buscar mudar isso, mas sim permanecer nessa natureza de iluminação interna.

Esse caminho proposto pelo Dzogchen se chama caminho da autolibertação.

No caminho da autolibertação se procura viver a consciência plena unida a pratica de aceitarmos a natureza iluminada que existe em nosso interior.

O caminho de visualizações de mandalas no Budismo Esotérico também é muito valido, e a diferença dessas práticas para atingir o Nirvana e da do Dzogchen, é que em uma se busca nos limpar das impurezas da mente, e o outro de nos centrarmos na pureza que existe dentro.

Existe um conceito chamado de machöpa, e ele significa não corrigido, não transformado, que é a busca da iluminação se centrando na própria iluminação.

No Dzogchen se centra na visão da pureza, enquanto que nas práticas das Sadhanas, que são a visualização das mandalas com as divindade, nos centramos em corrigir as imperfeições que existem na personalidade.

Muitas pessoas podem pensar em qual desses caminhos é o melhor?

A resposta é que não importa, pois ambos nos levam ao Nirvana, a libertações de insatisfações, sofrimentos e a entrada em uma grade felicidade. Assim em ambos os caminhos conseguimos o objetivo que é ter uma vida que vale muito a pena ser vivida.

A conquista desse caminho não se resume somente ao Budismo ou ao Dzogchen, mas a todas a diversas religiões, filosofias e escolas espirituais.

Não importa o caminho, mas sim que se chegue aonde realmente vale a pena chegar.

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